Autor de 'Berserk', Kentaro Miura morre aos 54 anos

Informação foi confirmada por meio de nota da editora que publicava trabalhos do escritor

A morte do escritor e ilustrador Kentaro Miura, da série de mangás 'Berserk', foi confirmada nesta quinta-feira (20), após divulgação da editora Hakusensha. Miura, que era japonês, tinha 54 anos e faleceu no último dia 6 de maio.

Conforme nota da editora, a causa da morte foi uma dissecção aguda da aorta, um problema cardiovascular. 

"Gostaríamos de expressar nosso maior respeito e gratidão à arte do Dr. Miura e orar por sua alma", diz parte do comunicado, que foi publicado oficialmente no site da editora.

História com mangás

A carreira de Miura começou cedo, logo aos 10 anos, em 1976. Entretanto, o nome como escritor de mangá só despontou em 1989, com o lançamento de 'Berserk'.

Até hoje, o trabalho é considerado revolucionário para a cultura pop, além do fato de que ainda vinha sendo lançado em capítulos não-periódicos

A história de 'Berserk', que também foi desenhada por Miura, é inspirada na Europa medieval e segue a trajetória do mercenário Guts, um guerreiro com uma espada gigante e uma mão de ferro.

Homenagens

Para ressaltar o legado de Miura no meio, tanto a editora como nomes da escrita deixaram as condolências pela morte. 

Hisashi Koinuma, produtor do jogo 'Berserk and the Band of the Hawk' se pronunciou sobre a partida. "Nossos mais sinceros pêsames e orações de coração por esta trágica perda", disse.

Enquanto isso, o editor Chris Warner resolveu abordar a importância da produção de Kentaro Miura para os tempos atuais.

"Enquanto o horror e a violência são, muitas vezes, perturbador e inquestionavelmente adultos, Miura ainda organizava uma produção com emoção genuína e cheia de humor", pontuou.