Saiba como será o feriado de Carnaval nas universidades públicas do Ceará

Governo do Estado recomendou funcionamento normal de instituições de ensino, mas unidades cearenses divergem quanto à abertura entre 15 e 17 de fevereiro.

Legenda: UFC informou que vai aderir aos pontos facultativos estabelecidos pelo Ministério da Economia.
Foto: Thiago Gadelha

O Governo do Ceará recomendou, em decreto publicado no último sábado (30), que instituições de ensino funcionem normalmente durante o Carnaval 2021, cujo feriado foi suspenso por causa da pandemia da Covid-19. Contudo, em universidades públicas do Ceará, há dois grupos: as instituições que abrirão regularmente e as que vão aderir a pontos facultativos.

Escolas públicas estaduais e as municipais de Fortaleza já anunciaram que aderiram à medida. Entre os dias 15 e 17 de fevereiro, haverá aulas ou atividades escolares normais para todos os estudantes. Confira abaixo o funcionamento de cada universidade:

Universidade Federal do Ceará (UFC)

A UFC, até o presente momento, seguirá o calendário determinado pelo Ministério da Economia para 2021. Portanto, o funcionamento “não será afetado pela recomendação do Governo do Estado”. De acordo com as Pró-Reitorias de Graduação e de Gestão de Pessoas da Instituição, o período do início do sábado (13) às 12h de quarta-feira (17) consta no Calendário Universitário como ponto facultativo e recesso letivo.

Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Em nota, a Uece informou que seguirá a recomendação do Governo do Estado no tocante ao funcionamento das instituições de ensino no período de carnaval, entre os dias 15 e 17 de fevereiro. Ou seja, as aulas e atividades estão mantidas.

Legenda: Na Uece, aulas e atividades serão mantidas no período.
Foto: Natinho Rodrigues

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

A instituição declarou que uma portaria do Conselho Superior do IFCE determina que os pontos facultativos referentes aos dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2021 sejam dias úteis. Nesse contexto, fica alterado o calendário letivo dos campi do IFCE, e as datas passam a ser letivas.

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)

A Unilab informou que, como autarquia integrante do Poder Executivo Federal, seguirá o calendário de feriados nacionais e dias de ponto facultativo no ano de 2021 estabelecidos pelo Ministério da Economia - incluindo os dias 15, 16 e até 14h de 17 de fevereiro. “Todavia, acrescenta que estará sempre aberta ao diálogo com o coletivo e os outros poderes do Estado”, diz.

Universidade Estadual do Vale do Acaraú (Uva)

Universidade Estadual do Vale do Acaraú informou que terá seu funcionamento no período definido em calendário para o Carnaval (dias 15, 16 e 17), seguindo o que estabelece o Decreto Estadual nº 33.904/2021, publicado na página 01 do Diário Oficial do Estado, de 21 de janeiro de 2021. 

O Sistema Verdes Mares entrou em contato ainda com a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade Regional do Cariri (Urca), e aguarda retorno das instituições.