Portões são fechados pontualmente com baixo fluxo de estudantes no 2º dia do Enem 2020

Prova terá início às 13h30, com candidatos tendo cinco horas para resolver questões de matemática e de ciências da natureza

Legenda: No 2º dia de aplicação, os portões da Universidade Estadual do Ceará (UECE) foram abertos com antecedência para a realização do vestibular, por volta de 11h08
Foto: José Leomar

No segundo dia do Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio), neste domingo (24), os portões das unidades de realização da prova foram fechados pontualmente às 13h sem registrar aglomerações ou grande fluxo de candidatos. Apesar do fechamento ocorrer a este horário, a previsão de início da prova é somente às 13h30, devendo ser finalizada às 18h30, seguindo os critérios de prevenção ao novo coronavírus. 

Ao todo, os estudantes terão cinco horas para resolver questões de matemática e de ciências da natureza. O gabarito das provas objetivas deve ser divulgado até dia 27, enquanto o resultado dos candidatos só deverá sair no dia 29 de março. 

Nesta edição do Enem, o Ceará contabiliza 322.581 candidatos confirmados na versão impressa, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador da prova. No entanto, durante o primeiro dia de prova, no último domingo (17), o Estado apresentou aproximadamente 155 mil abstenções.

Enem no Ceará

O Enem, que acontece desde o último domingo (17), tem como locais de prova 715 escolas de 115 municípios do Ceará. São apenas quatro unidades de ensino a mais que aplicarão as provas em relação à edição anterior, com 711 locais. 

Ao todo, o Ceará contabiliza 322.581 candidatos confirmados na edição, de acordo com o Inep, organizador da prova. O perfil predominante de candidatos ao ensino superior no Estado é de mulheres (55,8%), pessoas pardas (65,8%), com o Ensino Médio concluído (51,5%) e na faixa etária entre 16 e 20 anos (57%).  

Prevenção

Durante a realização da prova, seja no local de entrada ou na sala de aula, os candidatos ao Enem devem, obrigatoriamente, usar máscara, com o item de proteção cobrindo o nariz e a boca. Só será possível retirar no momento de identificação dos participantes e para comer e beber. 

Quem estiver com covid-19 ou sintomas da doença, bem como de outras infectocontagiosas, não devem prestar o exame agora. A situação deve ser informada ao Inep. A reaplicação do exame nos casos que se enquadrarem nesse perfil será nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Quero receber conteúdos exclusivos do EducaLab