Estudantes com isenção negada da taxa de inscrição do Enem já podem solicitar recurso

Veja quem tem direito à isenção

Legenda: Recursos da isenção do Enem devem ser solicitados de hoje (25) até sexta (29)
Foto: Adobe Stock

Estudantes que solicitaram isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 e tiveram o pedido negado podem pedir recurso do resultado a partir dessa segunda-feira (25) até o próximo dia 29. O procedimento deve ser formalizado na Página do Participante.

Os resultados foram divulgados no dia 22 de abril, conforme anunciou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A isenção é garantida aos estudantes de escolas públicas que estão na última série do ensino médio em 2022 e quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou na condição de bolsista integral em escolas privadas cuja renda per capita seja igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Além desses, também têm direito à isenção os participantes declarados em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membro de família de baixa renda, e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Os solicitantes deverão informar o número de Identificação Social (NIS) único e válido. No site do Inep é possível conferir um passo a passo de como solicitar a isenção.

No entanto, o participante que tem direito à isenção mas faltou na edição passada do exame precisa ter a justificativa da ausência aceita pelo Inep para ter a isenção aprovada no Enem 2022.

Conforme explicação no site do Inep são motivos que justificam a ausência no exame as seguintes condições: assalto ou furto; acidente de trânsito; casamento ou união estável; morte na família; maternidade ou paternidade; acompanhamento de cônjuge ou companheiro deslocado para outra cidade no período da aplicação; privação de liberdade; emergência, internação ou repouso médico ou odontológico; trabalho; deslocamento a trabalho; intercâmbio acadêmico e atividade curricular.


Assuntos Relacionados