Enem 2022: Inep seleciona docentes para ajudar na elaboração da prova

Um dos critérios de seleção é ter experiência como docente nos últimos 24 meses

Legenda: Está aberto o período para inscrições de educadores para ajudar na elaboração do Enem 2022
Foto: Adobe Stock

Docentes vinculados a instituições de educação superior de todo o Brasil já podem se inscrever para o processo seletivo para compor o cadastro de servidores de apoio para atividades de elaboração do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. As inscrições devem ser feitas até 24 de abril exclusivamente por meio do formulário de inscrição.

Ao todo, são 10 vagas, sendo que as áreas de linguagens e matemática terão três vagas, cada, e as áreas de ciências da natureza e ciências humanas, duas vagas, cada.

Os profissionais selecionados substituirão os servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que se declararam impedidos de atuar na edição de 2022 do exame.

No momento da inscrição, o docente deverá anexar no formulário o diploma de graduação, além de assinar, via sistema, o “Termo de Conhecimento, Compromisso e Sigilo”, exposto no anexo II do edital; o “Termo de Responsabilidade”, presente no anexo III; e a “Declaração de Exercício de Atividade Docente”, conforme anexo I.

A remuneração a ser paga pelas atividades realizadas pelos selecionados será de R$ 400 por dia efetivamente trabalhado, comprovado por lista de presença assinada pelo colaborador.

Requisitos para participação

- Para participar da seleção, o profissional precisa ter diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior, devidamente registrado e emitido por instituição de educação superior credenciada pelo poder público competente, nas áreas listadas no edital da chamada pública.

- Fazer parte do Banco Nacional de Itens (BNI) do Inep e ter realizado capacitações do Instituto para elaboração de itens.

- Ter experiência em atividade docente, nos últimos 24 meses, no curso de graduação vinculado à área para a qual o profissional pretende efetuar inscrição, além de comprovar o vínculo com a instituição de educação superior por meio da “Declaração de Exercício de Atividade Docente”, conforme anexo II do edital. O documento deve ser preenchido e assinado pelo coordenador de curso ou o dirigente da instituição.

- Não é permitido que o docente faça parte do quadro de servidores efetivos ou comissionados do Inep, do Ministério da Educação (MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ou estar em exercício em algum deles.

*Com informações do Inep


Assuntos Relacionados