Enem 2021: veja horário de abertura dos portões neste domingo (28) e o que levar

A prova deste domingo será de matemática e ciências da natureza; tempo para conclusão do exame é menor do que o do primeiro dia

Legenda: O candidato deve levar caneta preta de material transparente e documento de identificação com foto
Foto: Shutterstock

Este domingo (28) é o segundo e último dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Na semana passada, os participantes fizeram a prova de ciências humanas, linguagens e códigos e redação. Agora, os estudantes responderão questões das áreas de matemática e ciências da natureza, o que inclui física, química e biologia.

O tempo de prova deste domingo é menor do que o do primeiro dia de exame, já que não há redação. Serão 45 questões objetivas de matemática e 45 de ciências da natureza, totalizando 90 questões a serem resolvidas em cinco horas.

Veja também

Ao todo, mais de três milhões de estudantes participam da prova em todo o País, tanto na versão impressa quanto na versão digital.

Horários de abertura dos portões e início das provas do Enem 2021:

28 de novembro

12h - abertura dos portões
13h - fechamento dos portões
13h30 - início das provas
18h30 - término das provas do segundo dia

Que horas termina a prova do Enem

O exame tem duração de cinco horas. Ou seja, vai  das 13h30 até as 18h30. Este é o tempo para os candidatos responderem as provas e preencherem o gabarito.

Fusos horários diferentes

Em estados como Amazonas e Mato Grosso, cujo horário local tem uma hora a menos em relação ao horário de Brasília, a prova também será aplicada uma hora antes. Assim, o exame vai começar às 12h30 no horário local. No Acre, estado com duas horas a menos, a prova será aplicada às 11h30 no horário local.

Os gabaritos das provas objetivas estarão no site e aplicativo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o dia 1º de dezembro. 

O que levar para o Enem?

Assim como na edição de 2020, a máscara é um item obrigatório para a realização da prova. O estudante também deve levar um documento de identificação pessoal original com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. 

A regra vale tanto para o Enem impresso quanto para o digital. Durante todo o exame, os candidatos deverão usar a máscara cobrindo o nariz e a boca. 

Documentos aceitos

Uma série de documentos de identificação aceitos no Enem, conforme o edital. Os participantes devem apresentar os documentos originais, com foto. Não são aceitos documentos digitais.

Entre as identificações aceitas estão:

  • Carteira de Identidade;
  • CNH;
  • Passaporte;
  • Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997.

Itens recomendados 

Embora não seja obrigatório, é recomendado que os participantes levem também pelo menos uma máscara extra para trocar durante a prova. Haverá nos locais de prova álcool em gel para que os estudantes higienizam as mãos, mas é permitido que os participantes levem seu próprio produto caso desejem. 

Por se tratar de uma prova longa, também é recomendado que levem lanche e água e/ou outras bebidas, com exceção de bebidas alcoólicas que não são permitidas e podem levar à eliminação do candidato. 

É aconselhável ainda que se leve no dia do exame o Cartão de Confirmação da Inscrição. Nele está, entre outras informações, o local de prova. Para candidatos que precisem justificar sua presença nos dias do exame, também se recomenda levar impresso a Declaração de Comparecimento

Ambos os itens podem ser acessados na Página do Participante. A declaração deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho.

Itens proibidos

Antes de entrar na sala de prova, o candidato receberá um envelope porta-objetos para guardar todos os itens não permitidos. O envelope deve ser colocado abaixo da carteira, com eletrônicos desligados. 

Portanto, será eliminado o participante que portar qualquer um dos itens abaixo fora do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador:

  • Declaração de Comparecimento impressa.
  • Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
  • Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos.
  • Livros, manuais, impressos, anotações.
  • Protetor auricular.
  • Relógio de qualquer tipo.
  • Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar.
  • Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.
  • Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
  • Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

Assuntos Relacionados