Enem 2021 encerra período de inscrições nesta quarta-feira (14); saiba como fazer

Nesta edição as provas impressa e digital serão feitas na mesma data: nos dias 21 e 28 de novembro

Enem 2021
Legenda: Essa será a segunda edição do Enem a ser realizada durante a pandemia de Covid-19
Foto: Shutterstock

O prazo para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 termina nesta quarta-feira (14). A prova está marcada para os dias 21 e 28 de novembro.  

O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser pago até o dia 19 de julho. No momento da inscrição, que deve ser feita pela Página do Participante, o candidato deve escolher se quer fazer a prova impressa ou digital.  

Nesta edição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou mais de 101 mil inscrições para a modalidade digital do certame, exclusiva para quem já concluiu o Ensino Médio, ou está concluindo neste ano.  

A novidade desta edição é que as provas impressa e digital serão feitas na mesma data. No Enem 2020, a aplicação ocorreu em fins de semana diferentes.  

Como acontecerão na mesma data, as provas dos dois formatos terão as mesmas questões e proposta de redação.  

Essa será a segunda edição do Enem a ser realizada durante a pandemia de Covid-19. Apesar dos problemas na última aplicação, o edital não trouxe nenhuma alteração nas regras para dar mais segurança aos candidatos.  

Passo a passo da inscrição 

Os interessados em concorrer a uma vaga ofertada pelo programa devem se inscrever através da Página do Participante e realizar o cadastro na página do gov.br. Mas, caso eles já possuam cadastro realizado no endereço federal, é preciso apenas digitar o CPF e a senha. Mesmo quem recebeu a isenção da taxa precisa se inscrever.  

Em seguida, serão pedidos alguns dados pessoais, como CPF e data de nascimento. É necessário preencher sexo, cor/raça, esta do civil, nacionalidade, cidade e estado onde nasceu e o número do seu RG.  

Depois, será pedido o CEP do endereço do candidato. Após confirmar, é necessário preencher o complemento e o número da casa ou apartamento. 

O estudante também deve sinalizar se precisa de algum atendimento especializado durante a prova. Caso não precise, é preciso apenas clicar na opção "não preciso".

Porém, caso o interessado possua alguma necessidade, é necessário indicar a condição e a assistente virtual mostrará os recursos disponíveis. É necessário anexar documentos — atestado médico ou uma declaração assinada, por exemplo — que comprovem a condição.   

No quarto passo, o estudante escolherá entre inglês e espanhol para fazer parte da prova de linguagens. Em seguida, o candidato deve informar qual o nível de escolaridade no momento da inscrição.   

Em seguida, aparecerá o questionário socioeconômico. Após responder às perguntas, é preciso informar o número de telefone e um e-mail.  

Depois, será solicitado a criação de uma senha de acesso para a Página do Participante. Logo em seguida, o usuário deve escolher entre a modalidade que vai preferir: versão digital ou imprensa.  

PREVENÇÃO À COVID-19 

A única mudança no edital relacionada à pandemia se refere ao uso obrigatório de máscara pelos participantes e aplicadores.  

Não há informação sobre o número de participantes por sala ou a possibilidade de adiamento em locais onde os casos de infecção possam estar em alta. 

CRONOGRAMA 

  • Inscrições: 30/6 até 14/7 
  • Pagamento da inscrição: até 19/7 
  • Pedido de atendimento especializado: 30/6 até 14/7 
  • Pedido de tratamento pelo nome social: 19/7 até 23/7 
  • Provas: 21/11 e 28/11   

DISCIPLINAS E HORÁRIOS 

Assim como nos anos anteriores, o Enem será aplicado em dois domingos. 

21 de novembro  

  • 45 questões de linguagens; 
  • 45 questões de Ciências Humanas; 
  • Redação. 

28 de novembro  

  • 45 questões de Matemática; 
  • 45 questões de Ciências da Natureza. 

Observação: no último dia, a prova tem meia hora a menos.  

Horários de aplicação (seguindo o fuso de Brasília): 

  • Abertura dos portões: 12h 
  • Fechamento dos portões: 13h 
  • Início das provas: 13h30 
  • Fim das provas no 1º dia: 19h 
  • Fim das provas no 2º dia: 18h30 
Quero receber conteúdos exclusivos do EducaLab