Enem 2020: candidatos sem documentos são impedidos de fazer a prova

Documentação é item obrigatório para realização do exame

Legenda: Ana Maria Monteiro foi impedida de fazer a prova por falta de documentação válida
Foto: Felipe Mesquita

Em mais uma edição do Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio), alguns candidatos esqueceram os documentos de identificação e foram barrados de realizar os testes. Estar de posse dos comprovantes é requisito fundamental para fazer a prova, entre os aceitos pela organização estão: RG, carteira de trabalho e CNH.  

Pleiteando uma vaga de Direito na Universidade Federal do Ceará, o sonho de Ana Maria Monteiro vai ser adiado, já que a organização não aceitou os documentos apresentados. Ela foi assaltada em agosto do ano passado e, desde então, não conseguiu fazer a segunda via do RG.  

Veja também

Carteira de trabalho inválida

Ana Maria foi ao local de prova portando o boletim de ocorrência, a carteira de trabalho e uma foto frente e verso do RG. “Eu fui impedida porque a carteira de trabalho que eu tenho alegaram que tá fora da validade, não consta como uma documentação válida”, explica.  

Legenda: A candidata levou o boletim de ocorrência, o comprovante de inscrição, foto do RG e carteira de trabalho
Foto: Felipe Mesquita

“Faltou compreensão, prejudicaram uma estudante. Vim de Aracati, peguei um carro cedo pra vir. Era meu sonho, meu futuro. É um absurdo”, lamenta Ana Maria.  

Documentação esquecida 

A estudante Carla Raiane, de 17 anos, esqueceu a documentação ao sair de casa apressada. “Acabei esquecendo o principal. Acho que a ansiedade acabou influenciando. Acho que meu pai vai falar muita coisa”, afirma.  

Legenda: Carla esqueceu a documentação por sair apressada de casa
Foto: Natali Carvalho

Veja também

Já Dailane de Sousa, de 17 anos, na segunda tentativa do vestibular, levou a xerox da identidade. A jovem ainda tentou pedir a algum familiar para levar a carteira de trabalho, mas mesmo assim não pôde entrar no local de prova.  

“Disseram que eu poderia esperar minha carteira de trabalho aqui dentro. O rapaz me colocou para fora do portão. Outro rapaz esperou para ter a identidade. Não me deixaram mais entrar. Tava ansiosa, eu estudei bastante, talvez nem faça mais o Enem esse ano”, diz.