Dúvidas de português: como escrever corretamente

O uso correto de palavras em seu contexto pode causar insegurança na hora de ser aplicada. Confira o tira-dúvidas do EducaLab

Foto: Benes

Não importa o quanto você tenha estudado. Vez por outra, todo mundo vai ter uma dúvida sobre como se escreve uma palavra ou uma expressão. “Aquela palavra é com “S” ou “Z”? Com “SS” ou “Ç”? “X” ou “CH”? E não é só ortografia. O uso correto de palavras em determinados contextos também pode causar insegurança. Como, por exemplo, “de encontro” e “ao encontro” têm significados opostos. 

O uso dos porquês é outro dilema enfrentado. E o verbo haver? Quantas dúvidas há no uso? E, afinal, quando usar “esse” ou “este”? Ou mesmo aquele? 

Ao invés de chutar (ou seria em vez de?), por que não esclarecer de vez a questão? Se não estiver certo de como escrever, recorra a este tira-dúvidas elaborado pelo EducaLab. Não se preocupe. Ninguém, senão, talvez, uma ou outra mente excepcional, está imune a esse tipo de situação. 

Tem uma dúvida? Ou será que seus amigos têm? Pense assim: “Para eu acertar, devo saber o porquê de se escrever desta ou daquela maneira. Parar e pensar será o melhor para mim”. Mas o importante é não deixar seu texto travar por causa de uma dúvida cuja solução está o mais próximo possível, algumas das quais você confere nos links abaixo: