Camilo Santana nomeia novo reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Hildebrando dos Santos Soares é professor de Geografia, já o vice-reitor é o médico veterinário Dárcio Italo

Legenda: Inácio Arruda, Hildebrando dos Santos, Camilo Santana e Dárcio Ítalo na cerimônia de nomeação
Foto: Uece/Reprodução

O professor de Geografia, Hildebrando dos Santos Soares, foi nomeado, nesta quarta-feira (13), novo reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece). De 2012 a 2020, ele ocupou o cargo de vice-reitor da instituição — que agora é ocupado pelo médico veterinário Dárcio Ítalo Teixeira. 

Camilo Santana oficializou a nova gestão em uma cerimônia de nomeação que aconteceu no Gabinete do governador, no Palácio da Abolição, com a presença dos novos gestores e do secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará, Inácio Arruda

O governador publicou, nas redes sociais, o reforço pela preferência da comunidade universitária na escolha da nova reitoria. “Eles obtiveram maioria na consulta prévia realizada pela comunidade acadêmica, com 32,5% dos votos. Desejo boa sorte e bom trabalho ao reitor e ao vice-reitor nesses próximos quatro anos a frente da instituição”, declarou Camilo Santana. 

Antes da nomeação, os novos gestores passaram por uma consulta prévia, que foi realizada com a comunidade universitária, quando Hildberando e Dárcio Ítalo obtiveram o maior número de votos, totalizando o percentual global de 32,58%. 

O secretário Inácio Arruda corroborou a decisão do governador em nomear os candidatos mais votados. “Ato que consolida um caminho de fortalecimento da universidade”, avaliou Inácio. “O reitor Hidelbrando Soares assume o cargo com o total respaldo e respeito do meio universitário. A Uece é a segunda maior universidade do Estado e uma das mais importantes do país. Hidelbrando e Dárcio farão um grande mandato”, desejou o secretário. 

Hildebrando dos Santos também comentou sobre a nova gestão. “A Universidade Estadual do Ceará é um grande patrimônio do povo cearense. Sua missão precípua é servir a esse povo, contribuindo para o desenvolvimento de nosso Estado, com inclusão e justiça social. Nossa tarefa na gestão universitária é garantir a realização dessa função social e pública de nossa Universidade”, declarou o novo reitor.  

A cerimônia de transmissão de cargo vai ser realizada na próxima sexta-feira (15), às 16h,  com participação restrita à Administração Superior da universidade e aos familiares dos novos gestores. O evento acontece na Sala dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC), no campus Itaperi, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Uece. 

Perfil dos novos gestores 

Professor Hidelbrando Soares foi vice-reitor da Uece por oito anos, no período de 2012 a 2020. É Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Geografia pela Universidade Federal do Ceará e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto da Uece, com experiência na área de Geografia Humana. Na gestão, atuou também por oito anos consecutivos, 2004 a 2012, como Diretor da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam/Uece). 

Professor Dárcio Ítalo Teixeira possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado e Doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará e Pós-Doutorado em Biotecnologia pela Universidade de Buenos Aires. Atualmente é Diretor do Hospital Veterinário Prof. Sylvio Barbosa Cardoso, Vice-Diretor da Faculdade de Veterinária e professor associado da Uece.