300 mil vagas em cursos para professores são disponibilizadas pela Capes e UEMA

Cursos devem auxiliar profissionais a melhorarem suas práticas de ensino presencial ou a distância

Legenda: Inscrições podem ser feitas até o dia 13 de novembro no site do programa.
Foto: Banco de Imagem

Professores da educação básica e estudantes de graduações de licenciatura podem realizar cursos on-line pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). São 300 mil vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 13 de novembro no site do programa.

Ao todo, são cinco cursos que apresentam conhecimentos para auxiliar professores e estudantes a produzirem seus próprios materiais audiovisuais e a aperfeiçoarem suas práticas de sala de aula de maneira presencial ou a distância.

As capacitações começam a partir de novembro de 2020 e seguem durante 2021. Possuem carga horária diferenciada com o objetivo de atender às necessidades específicas de cada interessado. Ao final, quem cumprir a carga horária obrigatória receberá certificado com assinatura da Capes e da UEMA.

Com o objetivo de diminuir os impactos causados pelo isolamento social gerado pela pandemia de Covid-19, os cursos buscam preparar os profissionais da educação básica para utilizarem ferramentas on-line em sala de aula, ao retornarem às atividades presenciais, ou dentro de novos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. 

Confira os cursos disponíveis: 

1- Como Produzir Videoaulas

Com 25 horas de duração, ele ensina as técnicas básicas para produção de aulas em vídeo, mostrando a importância do planejamento e da construção de um bom roteiro na criação de vídeos educacionais. 

2- Mediação em EaD

Possui 30 horas de duração e apresenta os aspectos que envolvem a tutoria na educação a distância, as funções do professor/tutor, competências e habilidades imprescindíveis para trabalhar em cursos mediados por tecnologias, bem como os diversos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e as ferramentas utilizadas no processo ensino-aprendizagem.

3- Desenho Didático para o Ensino On-Line

É destinado a qualificar os participantes em Planejamento e Mediação e Instrumentos Avaliativos para Educação On-line. Sua carga é um pouco maior: 50 horas-aula.

4- Multimeios em Educação

Conta com 60 horas de duração e trata sobre o uso da tecnologia como recurso didático e apresenta ao futuro professor tecnologias que foram utilizadas na educação, mostrando formas de inovar e se apropriar dessa ferramenta, instigando, assim, a melhoria na aprendizagem.

5- Psicologia na Educação

O curso é voltado para o estudo científico proporcionado pela psicologia aplicada à educação e seu papel na formação do profissional. Nele, o participante terá a oportunidade de compreender a evolução histórica da psicologia, identificando alguns dos seus principais conceitos e aplicando-os em suas atividades. A formação também possui 60 horas de duração.