Terapia da vitalidade é aplicada por meio de laser

A fisioterapeuta dermatofuncional Talita Bessa fala sobre a ação sistêmica provocada por meio da aplicação com laser nas disfunções estéticas

Escrito por Zilda Queiroz , zilda.queiroz@diariodonordeste.com.br
Foto: FOTO: FABRÍCIO ASSIS

O avanço tecnológico na área da estética está cada vez mais em alta. Além dos procedimentos, os equipamentos de última geração são fortes aliados para quem busca recursos favoráveis nas melhorias estéticas. Um deles é o ilib, um laser também conhecido como a terapia da vitalidade.

Conforme a fisioterapeuta dermatofuncional Talita Bessa, o aparelho com ação sistêmica é colocado na região do punho, exatamente porque a área apresenta espessuras de derme e epiderme finas, o que facilita o acesso aos vasos arteriais, onde tem a pulsação.

O ilib tem ação antioxidante que elimina os radicais livres. "Esteticamente falando, a aplicação do laser ajuda no combate do envelhecimento, na má formação de colágeno, no surgimento de manchas e de rugas que aparecem especialmente na pele madura com mais frequência", relata Talita.

Legenda: A pulseira é acoplada em cima da artéria radial, que é o ponto de foco para a radiação do laser
Foto: FOTO: FABRÍCIO ASSIS

O laser também é aplicado nos tratamentos de acne e celulite. A terapia faz parte da conduta diária da profissional nos cuidados pré e pós-cirúrgico e no pré-operatório. Isso porque o uso do laser ajuda na limpeza do corpo, a nível de componentes anti-inflamatórios. "No pós-operatório, facilita o reparo dos tecidos, a reabsorção dos líquidos e dos edemas", ressalta.

Indicação

A técnica é segura e utiliza apenas a ação do laser no corpo, podendo inclusive ser aplicada em adolescentes e idosos. De acordo com a profissional, as sessões seguem o protocolo de duas aplicações em dias seguidos, cada uma com duração de aproximadamente 20 minutos a meia hora. O intervalo de 20 dias para repetir a sessão deve ser respeitado.

"Desta forma é possível manter o efeito, que acontece a longo prazo. Por conta disso, a terapia pode ser incorporada na rotina, justamente pelo fato de o laser apresenta benefícios preventivos", ressalta. Os protocolos devem ser montados com tempo e dosagem individuais, conforme o perfil do paciente. Por isso, a necessidade de revisão durante a terapia para que o tratamento seja concluído de maneira correta.

Pontuais

A terapia além de favorecer no rejuvenescimento da pele age na desinflamação do corpo, melhorando a qualidade do sono, o funcionamento do intestino, a absorção dos nutrientes e proporciona o combate do estresse.

O laser agindo de forma pontual, ele terá ação anti-inflamatória, bactericida e cicatrizante. Ou seja, todos esses componentes estão ligados à fisiopatologia da acne. Muitas vezes as manifestações cutâneas na pele ocorrem devido a problemas sistêmicos.

Legenda: A aplicação do laser tem efeito preventivo. Por isso, os resultados da terapia são a longo prazo
Foto: FOTO: FABRÍCIO ASSIS

A dermato afirma que algumas vezes a acne pode, direta ou indiretamente, estar ligada a problemas intestinais, provocados pelo consumo de alimentos gordurosos, com alto índice glicêmico ou o aumento na ingestão de carboidratos. Portanto, a absorção desses componentes pode interferir no funcionamento do organismo de forma em geral.

"O fato é que, a elevação do estresse piora o quadro de acne. Se a aplicação do laser melhora o estresse, consequentemente beneficia o controle de acne, além de regular o nível de toxina possibilitando ganhos na saúde da pele e na estética corporal", complementa a dermatofuncional Talita Bessa.

Assuntos Relacionados