Secult lança o 12º Encontro Mestres do Mundo

O projeto acontece dos dias 21 a 24 de novembro, em Aquiraz

Escrito por Redação ,

A Secretária da Cultura do Ceará (Secult) realizou na manhã desta sexta-feira (9), no Cineteatro São Luiz, o lançamento do 12º Encontro Mestres do Mundo, que acontece de 21 a 24 de novembro, em Aquiraz. Entre os participantes estavam a mestre da cultura indígena, Cacique Pequena e o Maracatu “Az de Ouro”.  

O projeto traz para o público o contato com as memórias, narrativas e práticas, por meio de uma diversa programação mediada por pesquisadores da cultura popular. Realizada desde 2005, é uma importante iniciativa de interiorização cultural, permitindo um encontro único, presenciando a sabedoria dos guardiões que trazem as tradições de diversos segmentos.

> O sabor da memória: Zenila e Rita, primeiras mestras da cultura na área de gastronomia no Ceará

O evento de lançamento contou com a presença do Secretário de Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, que falou da importância da iniciativa. “A gente percebe e entende que a cultura popular é contemporânea também. Não são somente mestres da tradição, eles estão recriando os seus próprios saberes, artes e ofícios”, diz. Segundo o secretário, cada mestre ganha uma ajuda financeira vitalícia. “Eles recebem um salário mínimo, para auxiliá-los nos seus afazeres". 

Legenda: Maracatu "Az de Ouro"
Foto: Foto: Helene Santos

Participam mestres oriundos de 14 macrorregiões do do Estado, bem como atrações nacionais e internacionais. A curadora do encontro, a professora e doutora Lourdes Macena, explica como é realizada a seleção dos 69 mestres da cultura viva que participam do projeto. “A escolha é feita a cada ano através do edital da Secult, por meio das Lei dos Tesouros Vivos, lançadas pelo Governo do Estado”. Além deles, participam 11 grupos e duas coletividades.


Serviço: 

12º Encontro Mestres do Mundo

Data: 21 a 24 de novembro

local: Aquiraz, Ceará

Horário: 9h às 0h

Aberto ao público

 

Assuntos Relacionados