Pré-carnaval tem último sábado de música e ritmos variados nos polos de Fortaleza

No último fim de semana antes do feriadão, o público esteve presente em pontos como Praia de Iracema e Praça dos Correios

Escrito por Redação ,
Legenda: Bloco Camaleões do Vila foi a atração principal da Praia de Iracema neste sábado (15)
Foto: Natinho Rodrigues

Praia de Iracema, Mercados dos Pinhões, Largo dos Tremembés: não faltou opção para o público de Fortaleza aproveitar o último sábado de pré-carnaval, contando com ainda várias outras opções. A uma semana do feriadão de carnaval, o público mostrou que a festa não tem data marcada, começando a folia bem antes. 

Na Praia de Iracema, o ritmo foi das baterias do Baqueta Clube de Ritmistas. Em seu décimo ano de pré-carnaval, o grupo celebra a própria trajetória trazendo músicas típicas da festa. "A gente começou na cara e na coragem, querendo fazer as coisas acontecerem, e cada vez mais fomos aprendendo. E é essa a nossa base, bem despojada e com muita alegria", conta Julielton Brito, diretor de harmonia do Camaleões do Vila. 

Já na Praça Waldemar Falcão, também conhecida como Praça dos Correios, no Centro, o Bloco "Pra Quem Gosta É Bom" misturou um repertório que passava de Caetano Veloso a Marina Lima e axé dos anos 1990. E o público acompanhou com animação, independente da idade. A pequena Maria Clara, de oito anos, estava acompanhada dos pais Viviane Santos e Renato Pontes, mas foi ela mesmo quem escolheu a fantasia. "Eu mesma pensei. Escolhi vir de Arlequina", diz. 

Outra mamãe que não deixou de levar a filha para a brincadeira foi Thairla Mariano. Com apenas um ano e quatro meses, Paloma Mariano já dançava e se divertia no meio da folia, devidamente vestida da super-heroína Mulher Maravilha. "É o segundo carnaval dela, porque o primeiro ela já estava na minha barriga. O pré-carnaval é muito tranquilo, muito bom, muito família e é um dos motivos que eu trago ela. E sempre fantasiada, na semana passada ela veio de Pedrita", diz. 

Diversidade

Legenda: Bloco das Travestidas comandou a festa no Largo dos Tremembés
Foto: Natinho Rodrigues

No Largo dos Tremembés, quem comandava a festa era o Bloco das Travestidas, idealizado por travestis e transformistas, mostrando que as festas de carnaval são espaço para a diversidade, cores e muito bom humor.

É o que sente o casal Ruth Soares e Kílvia Pinheiro, que consideram importante um espaço onde haja oportunidade para todos os públicos. "É uma forma da gente mostrar alegria, democracia, carnaval é isso. Fortaleza está retomando agora esse espírito carnavalesco. Os pré-carnavais influenciaram muito para o carnaval daqui tomar uma proporção bacana", opina Ruth. 

Assuntos Relacionados