Pintor Gerardo da Silva, neto do artista Chico da Silva, morre em São Paulo

Assim como o avô, Geraldo nasceu no Acre e foi radicado no Ceará. Atualmente morava no interior de São Paulo. Ele pintava no estilo "Naif" e faleceu aos 47 anos de idade

Escrito por Redação ,
Legenda: Acreano, criado no Ceará, Gerardo da Silva estava radicado em Campinas (SP) há 15 anos
Foto: Reprodução Facebook

Morreu na noite de ontem (26), aos 47 anos de idade, o pintor acreano Gerardo da Silva. Com passagem pelo Ceará, o artista morava em Campinas (SP) e faleceu após passar dois meses internado. Ele sofreu complicações pulmonares, em consequência de um acidente doméstico. 

O sepultamento acontecerá amanhã (28), em Campinas (SP). Neto de Chico da Silva (1912-1985), artista de referência no cenário da pintura primitivista, também nascido no Acre e radicado no Ceará, Gerardo tinha um estilo influenciado pela convivência com o avô, mas teve outras influências. Sua própria mãe, Chica da Silva, também pintava.  

Desde os 9 anos de idade, Gerardo pintava animais imaginários. Pavões, faisões, cobras, gatos e tatus permeavam memórias de infância, e logo serviram de inspiração para os seus traços.

Legenda: Pintura "Dragão Marinho", criação do pintor acreano

O pintor conquistou a admiração de alguns de seus pares artísticos do Ceará, como os cantores Fagner, Belchior, o humorista Falcão e o artista plástico Aldemir Martins. Dentre os admiradores, ganhou atenção até do ator de Hollywood Silvester Stalone (EUA).  

Premiações

Entre os prêmios que levou pela produção artística, Gerardo ganhou o primeiro lugar na Bienal Naif do Brasil, em Piracicaba/SP (2004). E ainda foi agraciado com uma viagem para a França, além do prêmio em dinheiro no VII Prêmio CDL de Artes Plásticas de Fortaleza. 

No circuito de mostras de artes visuais, Gerardo da Silva chegou a expor em Portugal (onde morou por um ano). Em Campinas/SP, onde morou nos seus últimos 15 anos de vida, manteve em cartaz a exposição individual “A Arte Naif de Gerardo da Silva” (2008). 

Legenda: "A Casa da Maria Célia", criada por Gerardo em 2003

Assuntos Relacionados