Pé de moleque diferenciado leva café solúvel na composição

A chef Noélia Fontenelle cozinha desde criança e deu o toque especial ao prato

Escrito por Redação ,
Foto: Foto: Natinho Rodrigues

Há 29 anos, Noélia Fontenelle, da rede Noélia Doces e Salgados, leva a muitas mesas os sabores que alcança com mãos habilidosas e experientes. Em casa, já se arrisca na cozinha muito antes disso. Ainda criança, aprendia com os pais a dar os primeiros passos no universo gastronômico. Aos fins de semana, quem fazia os bolos da casa era ela. Jantares e almoços familiares também eram comandados por Noélia. 

O tempo só confirmou a paixão praticamente nata. Hoje, ela na possibilidade de parar e, vez por outra, está na cozinha de uma das sedes do empreendimento inventando ou repassando receitas. Entre elas, há um espaço especial para as comidas típicas tão almejadas durante os festejos juninos. O pé de moleque feito por Noélia tem gostinho especial e ingredientes que a chef decidiu acrescentar para dar um toque a mais.

Pé de moleque
Ingredientes:

1kg de carimã
1kg de rapadura preta
500ml  de água
400ml de leite de coco
100g de manteiga
200g de xerém de castanhas 
15g de café solúvel
Castanhas para decorar
Erva doce a gosto
Cravo a gosto
Gengibre a gosto
15g de canela
20g de chocolate

Modo de preparo:
Cozinhe a rapadura com a água até que o doce se desmanche completamente. Deixe esfriar. Depois, coloque carimã numa bacia e vá adicionando a rapadura aos poucos até que a mistura fique bem homogênea. Em seguida, coloque os outros ingredientes. Atenção para as especiarias que não têm quantidade especificada, o ideal é que o cozinheiro vá fazendo a prova da massa. Mexa bem os ingredientes e coloque em forma untada com manteiga. Por cima, use as castanhas para decorar.
Na sequência, leve ao forno, na temperatura de 180ºC, deixando a massa assar por cerca de uma hora.
 

Assuntos Relacionados