Movimento Fashion Revolution realiza série de atividades até sábado (27)

A segunda edição da Semana Fashion Revolution em Fortaleza traz rodas de conversa, debate e oficina sobre moda e sustentabilidade

Escrito por Redação ,
Legenda: Documentário "The True Cost" mostra a exploração de funcionário de indústrias de confecções
Foto: Foto: reprodução

A partir desta segunda-feira (22) até o dia 27, acontece a Semana Fashion Revolution com programação voltada para debater sobre moda e sustentabilidade. Promovida pelo Movimento Fashion Revolution, o evento acontece em todo o Brasil e traz como pilares as mudanças culturais, políticas e na indústria

Em Fortaleza, a segunda edição da semana começa hoje com uma palestra sobre "O que é o movimento Fashion Revolution?", às 14h no Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC). A partir de 18h30, será apresentado o documentário "The True Cost" no Porto Iracema das Artes. Após a exibição, a estilista Eve Nery, a jornalista Clara Dourado, o engenheiro agrônomo Ronild Maistroianni e o professor Humberto Júnior debatem sobre o tema. 

No dia 23, o Transforme Coworking recebe uma roda de conversa sobre Moda Inclusiva, às 18h30. Já na quarta-feira (24), o público conversa sobre modelos de negócios mais sustentáveis e debate economia circular e criativa com especialistas da área. 

Ecofeminismo e a relação da moda com a política no cenário atual também são temáticas de rodas de conversa nos dias 25 e 26, respectivamente. Na tarde dos dois, o público confere uma oficina de upcicyling, técnica que utiliza materiais para a produção de novos sem a utilização de componentes químicos. 

Finalizando a programação no sábado (27), acontece o Mercado Trok,  uma feira de troca de peças de roupa, bolsas e calçados, das 14h às 18h no Bar Quintal 55. 

Movimento

O Movimento Fashion Revolution surgiu em 2013 após a morte de mais de 1000 pessoas no desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, que abrigava fábricas de diversas marcas de roupa internacionais.

Essa mobilização foi levantada com o objetivo de questionar sobre o consumo e a produção da indústria têxtil em todo o mundo e suas consequências, tanto do ponto de vista social quanto do ambiental. 

Confira a programação completa no link