Método Montessori é tema de bate-papo no Espaço Verso na Casa Cor Ceará 2019 

O método Montessoriano na construção de espaços infantis foi o tema desta noite no Espaço Verso na Casa Cor Ceará 2019. No sábado (12), quatro arquitetas expuseram as especificidades do método no palco montado na mostra de ambientes. 

Escrito por Redação ,
Legenda: Público acompanhou e participou do debate no Espaço Verso na Casa Cor Ceará 2019
Foto: Foto: Camila Lima

Fundada pela Italiana Maria Montessori (1870-1952), a teoria acredita que individualidade, atividade e liberdade da criança são princípios básicos da educação. E isso passa pelo ambiente no qual ela está, inclusive em casa. Ticiana Sanford, Juliana Hissa e Zaíra Mendes estiveram no Espaço Verso na Casa Cor Ceará 2019 e debateram sobre as ideias Montessori, as formas de aplicação e esclareceram dúvidas da plateia que esteve atenta ao bate-papo na noite de sábado (12), de 19h às 20h.

Foi explicando alguns princípios desse método que a psicóloga Livia Votta, mediadora da conversa, abriu o bate-papo. "Para o método é fundamental confiar na criança, no que ela pode fazer e que um ambiente preparado permite que a criança explore e aprenda sozinha. A gente nem se dá conta, mas as crianças aprendem a andar, a sorrir, a reconhecer feições e expressões sozinhas", exemplificou. 

Reforçando que o ambiente preparado é um dos aspectos Montessori, a arquiteta Zaíra Mendes comentou que a aplicação deve ir para além do quarto. "É muito comum a gente receber clientes, mulheres grávidas, interessadas no quarto de bebê com o método. O que a gente tenta fazer é muito mais do que a cama no chão", disse. 

Juliana Hissa complementou que todo os ambientes pelos quais a criança circula devem estar adaptados a ela, de forma a estimular a autonomia. "O quarto não é projetado para os pais, é para a criança. Ela tem que ter autonomia para pegar o brinquedo, escolher a roupa, ir dormir na hora que quiser. Para dar autoconfiança a ela", indicou.

A ideia de que o quarto não deve ser pensado nos pais, mas sim na criança, foi o ponto reforçado por Ticiana Sanford durante o bate-papo. "Um quarto muito rococó corresponde apenas a uma expectativa do adulto. É a visita ou a criança que vai estar lá dentro?

É um quarto que em dois anos não será funcional. Isso também repercute numa questão sustentável, financeiramente falando", ponderou. 

A sustentabilidade, inclusive, é o tema da Casa Cor Ceará 2019 e foi explorada pelas debatedoras como um assunto que vai além do ecologicamente correto, mas também deve ser financeiramente viável. Juliana sugeriu a criação de um painel sensorial, que faz parte do método Montessori, com elementos reaproveitados. "Ele é montado com elementos de cada casa, como panela, bolinha, telefone, espaço pra riscar entre outras ideias". 

Ticiana reforçou a proposta: "Um projeto bem feito pode durar da infância até a adolescência mudando poucos elementos. O papel do arquiteto é que a gente tem a capacidade de economizar o dinheiro do cliente, já que sendo bem projetado durará muito mais", indica.  

Brincadeiras com personagens

Após o debate, o espaço Verso Casa Cor Ceará foi ocupado pela turminha Diário, que apresentou um show especial para o Dia das Crianças. Mazinho, Zé e Bodim reuniram as crianças e promoveram uma grande brincadeira. 

Na semana que vem, o Espaço Verso abordará a Arquitetura e Sustentabilidade.