Mariana Ximenes faz protesto com vestido em apoio ao cinema nacional no Rio

Atriz fez menção à decisão da Ancine de retirar os cartazes

Escrito por Redação ,
Legenda: Mariana compartilhou o vestido montado para o evento por meio das redes sociais
Foto: Foto: Vinicius Mochizuki/Reprodução/Instagram

A atriz Mariana Ximenes fez um protesto na abertura da 21ª edição do Festival do Rio, na última segunda-feira (9), ao aparecer usando um vestido com cartazes de diversos filmes nacionais estampados. A iniciativa da artista fez referência à ação tomada pelo comando da Agência Nacional do Cinema (Ancine), que retirou do edifício da entidade e do site oficial as imagens de diversas produções do cinema brasileiro. 

Em postagens nas redes sociais, Ximenes deixou claro o posicionamento contra a decisão.

Ver essa foto no Instagram

Com o cinema brasileiro, como atriz e espectadora, mergulhei em histórias que eu nunca imaginei contar, fui para lugares onde nunca pensei em estar. O cinema brasileiro me fez rir, chorar, me apaixonar, refletir e viver sentimentos que eu nem sabia que existiam. São muitas as histórias que temos para contar. Nunca produzimos tanto, com tanta diversidade de gêneros, de pontos de vista tão diversos e nunca ganhamos tanto o mundo com a nossa cultura. Mas, ao mesmo tempo, vivemos tempos sombrios pairando sobre a nossa liberdade. A arte existe porque a vida não basta, já dizia Ferreira Gullar. E anular a arte é anular a vida. Tentar esconder as produções brasileiras é deixar de lado o Brasil, o brasileiro e o que temos de mais especial, que são nossas histórias, nossa diversidade, nosso jeito de ver e viver a vida. O cinema é uma arte nossa!

Uma publicação compartilhada por Mariana Ximenes (@marixioficial) em

“Vivemos tempos sombrios pairando sobre a nossa liberdade. A arte existe porque a vida não basta, já dizia Ferreira Gullar. E anular a arte é anular a vida. Tentar esconder as produções brasileiras é deixar de lado o Brasil, o brasileiro e o que temos de mais especial, que são nossas histórias, nossa diversidade, nosso jeito de ver e viver a vida. O cinema é uma arte nossa”, escreveu.

A abertura do Festival do Rio aconteceu no Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro. O evento deve exibir cerca de 100 filmes até o dia 19 deste mês.