Karim Aïnouz comenta pré-seleção para o Oscar: ‘Vitória para o cinema nordestino’

Diretor de "A Vida Invisível" fala sobre a indicação do longa para uma possível disputa de melhor filme internacional. O anúncio definitivo das produções selecionadas acontece em janeiro de 2020

Escrito por Redação ,
Legenda: Karim Aïnouz é diretor de "A Vida Invisível", que venceu Cannes e pode ser indicado como melhor filme internacional no Oscar
Foto: FOTO: LUCAS MENEZES

O cineasta cearense Karim Aïnouz comentou, na tarde desta terça-feira (27), a escolha do longa-metragem "A Vida Invisível" como representante brasileiro para o Oscar 2020. O filme concorre a vaga entre os indicados a melhor filme internacional.

"É uma vitória não só do cinema brasileiro, mas do cinema nordestino", afirmou o diretor em entrevista por telefone. Estrelado por Fernanda Montenegro, o longa é inspirado em livro homônimo de Martha Batalha e conta a história de duas irmãs que são separadas e acabam vivendo, mesmo distantes, situações de machismo.

"É muito especial porque é um momento de resistência mesmo. A função do cinema está sendo questionada", disse Aïnouz, que participa nesta sexta-feira (30) da primeira exibição do filme no Brasil.

A estreia ocorre no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, na programação de abertura da 29ª edição do Cine Ceará, com a presença da atriz Fernanda Montenegro. "Pra mim, vai ser muito especial. O primeiro que eu vi na minha vida foi lá. Vai ser muito bonito", completou.

Assuntos Relacionados