Fundação Edson Queiroz é indicada ao prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Arte

A premiação indicou a instituição cearense, o Masp (SP) e o Mube (SP) pelo destaque com a programação e atividade no campo artístico em 2018

Escrito por Redação ,
Legenda: O Espaço Cultural Unifor é referência na programação artística da Fundação Edson Queiroz
Foto: Ares Soares

A Fundação Edson Queiroz é uma das três instituições indicadas para o Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade. Ao lado do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e do Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (Mube), a Fundação concorre à premiação articulada pela Associação Brasileiras de Críticos de Arte (ABCA). A instituição cearense e os dois museus paulistas foram apontados como espaços de destaque pela programação e atividade no campo artístico, em 2018.  

A cada ano, o prêmio ABCA engloba dez categorias e reconhece os atores culturais que se destacaram, no ano passado, no fomento às artes em todo o País. O resultado do prêmio será divulgado no próximo dia 30 de abril. Dentre os indicados, artistas visuais, curadores, críticos, jornalistas e autores concorrem em outras nove premiações com ênfase nas artes plásticas, além do Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade. 

Foto: Ares Soares

“A indicação da Fundação Edson Queiroz entre as três instituições que mais contribuíram para a cultura no Brasil em 2018 representa um importante reconhecimento para nossa instituição, uma vez que a ABCA, criada em 1949, é a mais tradicional associação brasileira da área de profissionais de artes visuais", enfatiza o vice-reitor de extensão da Unifor, professor Randal Pompeu.

"A indicação é resultado, sobretudo, das exposições que realizamos no Espaço Cultural Unifor e em instituições nacionais e estrangeiras, bem como das publicações que lançamos, especialmente o Catálogo Geral da Coleção Fundação Edson Queiroz. Vale destacar também os frequentes empréstimos de obras de arte da Coleção Fundação Edson Queiroz para exposições dos principais museus brasileiros, o que evidencia a excelência desse acervo”, complementa Randal.

Seleção

O prêmio ABCA será definido através da votação de 150 associados, com a participação da diretoria da associação. Criada em 1978, para destacar a produção de artes visuais, a premiação é um dos principais projetos da entidade, que teve papel na resistência da ditadura militar, sob a liderança de Mario Pedrosa.    

Após o anúncio do resultado, o troféu do prêmio ABCA, criado pela artista Maria Bonomi, será entregue no próximo dia 28 de maio, às 20h, no Teatro SESC Vila Mariana (SP). 

Veja a lista de indicados:

Prêmio Gonzaga Duque (crítico associado pela atuação durante o ano)

Marília Andrés Ribeiro
Mirian de Carvalho
Mônica Zielinsky

Prêmio Sérgio Milliet (crítico por pesquisa publicada) 

Alexandre Santos, pela publicação A Fotografia como escrita pessoal: Alair Gomes e a melancolia no corpo do outro.Porto Alegre: UFRGS, 2018.
Neide Marcondes e Nara Martins, pela publicação (Des)velar a arte - Arte contemporânea: meandros da interpretação. São Paulo: Altamira, 2018.
Percival Tirapeli, pela publicação Patrimônio Colonial Latino-Americano: urbanismo, arquitetura e arte sacra. São Paulo, SESC, 2018.

Prêmio Mario Pedrosa (artista de linguagem contemporânea)

Alfredo Nicolaiewsky
Jonathas de Andrade
Sandra Cinto

Prêmio Ciccillo Matarazzo (personalidade atuante no meio artístico)

João Carlos Figueiredo Ferraz
José Olympio da Veiga Pereira
Max Perlingeiro

Prêmio Mário de Andrade (crítico de arte pela trajetória - filiado ou não)

Angela Ancora da Luz
João Spinelli
Maria Lúcia Bastos Kern

Prêmio Clarival do Prado Valladares (artista pela trajetória)

Bené Fonteles
Claudia Andujar
Daniel Santiago

Prêmio Maria Eugênia Franco (curadoria pela exposição)

Cecilia Fajardo-Hill e Andrea Giunta, pela curadoria da mostra Mulheres Radicais: arte latino-americana, 1960-1985, apresentada pela Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre 18 de agosto e 19 de novembro de 2018;
Maria Luíza Távora, pela curadoria da mostra FAYGA – Entre Cores e Transparências, apresentada pelo Palácio Itamaraty, entre 19 de dezembro a 03 de março de 2019;
Waltercio Caldas, pela curadoria de Os Aparecimentos – proposta integrante da 33ª. Bienal de São Paulo, apresentada pela Fundação Bienal entre, 07 de setembro e 09 de dezembro de 2018.

Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade (instituição pela programação e atividade no campo da arte)

Fundação Edson Queiroz (CE)
Museu de Arte de São Paulo – MASP
Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia – MuBE (SP)

Prêmio Paulo Mendes de Almeida (melhor exposição)

Histórias Afro-Atlânticas, no Museu de Arte de São Paulo, MASP
Regina Silveira: Exit, no Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia, MuBE
Seydou Keïta, no Instituto Moreira Salles, IMS

Prêmio Antônio Bento (difusão das artes visuais na mídia)

Mapa das Artes
Revista Select
TV Curta

 

Assuntos Relacionados