Estudo aponta que Ceará tem mais da metade da população em municípios sem salas de cinema

Divulgado pelo IBGE, o levantamento considerou categorias como sexo e nível de instrução para medir falta de acesso potencial a vários equipamentos culturais

Escrito por Redação ,
Legenda: Conforme estudo, são várias as barreiras a serem ultrapassadas para democratização do acesso à cultura

O Ceará tem mais da metade da população em municípios sem salas de cinema. O dado foi apontado pelo Sistema de Informações e Indicadores Culturais, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No ano passado, 51,2% das pessoas moravam em municípios sem, ao menos, um cinema. Além disso, apenas 8,7% das cidades do Estado possuía acesso a esse e outros equipamentos culturais, tais como museus e teatros.

A pesquisa considerou que a falta de acesso potencial da população a esses espaços varia por sexo, cor ou raça, grupo de idade e nível de instrução.

Em relação aos grupos de idade, por exemplo, crianças e adolescentes ilustravam o pior cenário: 53,8% das pessoas até 14 anos viviam em municípios sem cinema e 35,7% delas viviam em municípios sem museu.

Panorama

Quanto à população preta ou parda, conferiu-se que ela tinha menor acesso potencial a esses equipamentos culturais. Enquanto 53,6% dos pretos ou pardos moravam em municípios sem cinema, esse número em relação aos brancos era de 45,5%.

O panorama fica ainda mais sombrio quando consideramos pessoas sem instrução ou que não completaram o Ensino Fundamental. Quase 60% das pessoas com escolaridade mais baixa vivia em municípios que não têm cinema, 38,1% em municípios sem museu e 38,6% em cidades sem teatro.

“Isso é uma barreira de acesso potencial. Outras barreiras também podem agir, como o preço das entradas ou mesmo a distância física e a inexistência de transporte público para o acesso, mas é uma mensagem de dificuldade”, explica o pesquisador do IBGE, Leonardo Athias.

Assuntos Relacionados