De Demi Lovato a Camila Pitanga, famosos fazem apelo contra série de queimadas no país

A hashtag #PrayforAmazonas chegou a ser a mais usada no mundo hoje (21)

Escrito por Folhapress ,

Vários famosos brasileiros e internacionais usaram suas redes sociais nesta quarta-feira (21) para se manifestar contra a série de queimadas que atinge o país nas últimas semanas. A hashtag #PrayforAmazonas também chegou a ser a mais usada no mundo no início da tarde. 

A cantora americana Demi Lovato, afirmou que a "maior floresta tropical do mundo está em chamas pelo 16º dia e a mídia não está dando a mínima". "A Amazônia está queimando há três semanas e eu só soube agora, por conta da covardia da imprensa. Este é um dos mais importantes ecossistemas do mundo", completou ela. 

Já a atriz Camila Pitanga, afirmou estar recebendo com desespero as notícias sobre as queimadas no Centro-Oeste. "Nossas matas pedem socorro, nossos rios pedem socorro, nossos animais pedem socorro. O ar fica irrespirável, o dia vira noite e o rastro de destruição atinge cada um de nós, mesmo a quilômetros e quilômetros de distância". 

Ela continua: "Porque também somos nós que estamos queimando ali. É nossa história, nossa riqueza, nossa gente. Não podemos deixar o país virar cinzas, lama e devastação. Não deveria existir dois lados quando estamos falando de preservação ambiental, apenas o lado da vida de todo planeta."

O padre Fábio de Melo, e a atriz Grazi Massafera, postaram fotos dos incêndios e ilustrações a respeito. "Peço perdão ao meu filho e aos vossos. A todas as gerações futuras por tamanha ignorância e ganância de alguns seres humanos. Mil perdões", publicaram eles, repostando uma mensagem da cantora portuguesa Mariza. 

A cantora Luísa Sonza postou a mesma ilustração que Massafera e relatou que "cada dia o brasileiro tem menos motivos pra sorrir, num país que tinha tudo pra ser o mais feliz e lindo país desse mundo, por causa da ganância pelo poder e pelo dinheiro".

Leandra Leal repostou a publicação de Taís Araújo no qual a atriz fala sobre o futuro do planeta. "Nem sei mais se podemos falar em "futuro", uma vez que já estamos testemunhando as consequências do descuido de nossas ações e políticas públicas ou falta delas".

Com uma imagem das cores da bandeira do Brasil relacionadas às queimadas e ao desmatamento, Fernanda Souza publicou a frase do Greepeace: “Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come.”

Giovanna Ewbank publicou uma ilustração que traz o homem como o vilão da natureza. "O ser humano está arruinando o seu próprio lar, destruindo outras espécies e não consegue entender que tudo isso destrói a nós mesmos?", afirma. A atriz Paolla Oliveira postou mais uma versão da bandeira do Brasil em chamas com a legenda: "Um país em chamas. Vidas de todos os tipos ameaçadas pela irresponsabilidade e ganância do ser humano."

A atriz Nathalia Dill incentivou seus seguidores a usarem a hashtag #PrayforAmazonas, com imagens das queimadas e da morte dos animais. "As mudanças climáticas são uma realidade e a nossa maior riqueza está sendo destruída", ressalta. 

Hoje (21), Letícia Sabatella postou uma sequência de três imagens de espécies de animais que estão sofrendo com o desastre. Ela comenta sobre o quanto eles são indefesos e conta como "o cinza de hoje fataliza o nosso futuro".

Com 72.843 focos de incêndio do início de janeiro até segunda-feira (19), o Brasil registra um aumento de 83% em relação ao mesmo período do ano passado. O fogo também avança sobre áreas protegidas. Somente nesta semana, houve 68 ocorrências dentro de terras indígenas e unidades de conservação estaduais e federal.

Assuntos Relacionados