Curta cearense 'A Primeira Foto' ganha Troféu Canal Brasil no Festival 'É Tudo Verdade'

Produção do cearense Tiago Pedro, estreante em competitivas, será exibido no canal por assinatura, após vencer a premiação paralela

Escrito por Redação ,
Legenda: A partir da morte do pai ausente, Tiago Pedro mergulha pelas próprias memórias e conta a relação com o avô

O curta "A Primeira Foto", do cearense Tiago Pedro, ganhou o Troféu Canal Brasil, uma das premiações paralelas da 24ª edição do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade. O anúncio ocorreu no último domingo (14), no Itaú Cultural, em São Paulo.

A produção foi um dos dois filmes cearenses selecionados para o renomado festival, considerado um dos mais importantes do mundo sobre documentários. O longa-metragem "Soldados da Borracha", de Wolney Oliveira, também venceu uma das premiações paralelas, alcançando o primeiro lugar do Prêmio Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas (ABD-SP).

No filme, o cineasta Tiago Pedro mergulha pelas próprias memórias a partir da notícia da morte do pai. Ele empreendeu uma viagem de Fortaleza para o Sertão do Cariri tentado responder para si uma pergunta: Como viver a morte de um pai do qual não se tem lembrança?

Estreante em competitivas, o cearense saiu vitorioso do Prêmio Aquisição Canal Brasil de Incentivo ao Curta-Metragem e será exibido na emissora por assinatura, após o período de lançamento. "Imagina quanta gente vai poder ver esse filme!", reagiu, ainda emocionado, o cineasta durante entrevista ao Diário do Nordeste.

Na produção, que traz elementos pessoais, Tiago Pedro fala da relação com a mãe e o avô, que supriu o lugar do pai ausente. "Eu estou achando muito louco ter visto uma empregada doméstica e um agricultor do sertão do Cariri passarem em uma tela enorme no Rio de Janeiro e em São Paulo", disse Tiago Pedro.

O cineasta se mostra animado com a possibilidade de o filme ser exibido em outros festivais nacionais e internacionais a partir da premiação. Ainda não há previsão de lançamento do curta no Ceará.

Assuntos Relacionados