Contadoras de histórias fazem lives no Instagram para entreter crianças durante quarentena

Conheça perfis que investem em conteúdo diário voltados para os pequenos e familiares como forma de otimizar o período de suspensão de atividades

Escrito por Diego Barbosa , diego.barbosa@svm.com.br
Legenda: Perfil "Mãe que Lê" é um dos que realizarão as transmissões ao vivo com várias histórias
Foto: Foto: Reprodução/Instagram

Quem disse que ficar parado em casa durante a quarentena, por precaução à transmissão do coronavírus, não pode render bons momentos para as crianças?

Pensando nisso, contadoras de histórias de todo o Brasil estão realizando lives pelo Instagram como forma de otimizar o período de suspensão de atividades.

Legenda: Perfil "Marina Bastos Histórias" contará narrativas diariamente, às 12h30
Foto: Foto: Reprodução/Instagram

Há um cronograma que elas obedecem, com horários específicos para cada uma ter o momento de narrar, indo de manhã até à noite. No roteiro, fábulas, contos clássicos e também histórias em cordel tomam conta da telinha do celular por, pelo menos, uma hora, apresentando pluralidade de divertidos e necessários temas.

Um dos perfis – @fafaconta, de Curitiba (PR) – leu, na última terça-feira (17), o livro "Ada Batista, cientista", incluso numa seleção de obras com protagonistas negros.

Legenda: Livro com história de protagonista negra cientista foi lido pelo perfil "Fafá Conta"
Foto: Foto: Reprodução/Instagram

Publicado pela editora Intrínseca, o exemplar fala sobre uma menina que só começou a falar aos três anos e suas primeiras palavras foram: "Por quê?", tendo, portanto, o atributo principal de uma grande cientista.

Por sua vez, a administradora do perfil @carollevy, de Pernambuco, leu recentemente uma versão moderna da Rapunzel. Na adaptação feita por Bethan Woollvin (editora Vergara & Riba), a garota, mesmo presa à torre, se mostra bem resolvida.

Legenda: Carol Levy é uma das integram o time de contadoras de histórias atuantes antes, durante e depois da quarentena
Foto: Foto: Reprodução/Instagram

Em Fortaleza, a pedagoga Viviane Paiva, dona do perfil @pedagogia_vivipaiva, escolheu a história "Chapeuzinho Amarelo", de Chico Buarque, para a leitura da manhã desta quarta-feira (18). Para próxima sexta (20), Viviane prometeu realizar uma contação de histórias de maneira diferente, sem o uso do livro. 

Veja os perfis e horários em que as contadoras vão realizar as lives, reúna as crianças e programe-se:

Fafá conta (@fafaconta)- 10h30 (segunda, quarta e sexta) e 16h30 (terça e quinta)
Mãe que lê (@maequele) - 11h
Carol Levy (@carollevy) - 11h30
Marina Bastos Histórias (@marinabastoshistorias) - 12h30
Abigail Conta Mais de Mil (@abigailcontamaisdemil) - 14h30
Camila Genaro (@camila.genaro) - 15h
Samara Contadora (@samaracontadora) - 16h
Um Canto que Conta (@umcantoqueconta) - 17h
Mariane Bigio (@marianebigio) - 18h
Paula Dugaich (@paula.dugaich) - 18h
Tia Amandinha (@tiaamandinha) - 19h
Elis Escritora (@elisescritora) - 19h
Flavinha Gama (@flavinha.gama) - 20h

Tire as dúvidas sobre o novo coronavírus: 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia do Covid-19, no dia 11 de março. O órgão alertou que o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.

O termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.

TRANSMISSÃO E CUIDADOS

O novo vírus é transmitido por vias respiratórias, pelo ar, e por gotículas de saliva que saem em um espirro ou tosse, por exemplo, e também podem ser transferidas por contato físico ou superfícies contaminadas.

SINTOMAS

Os principais sintomas são tosse seca, febre e cansaço. Algumas pessoas podem sentir dores no corpo, inflamação na garganta, congestionamento nasal e diarreia.

PREVENÇÃO

As pessoas devem ter cuidado com a higienização das mãos e evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.

Assuntos Relacionados