Cinco curiosidades sobre Alentejo, região autêntica de Portugal

O distrito português possui três títulos da UNESCO e prêmios internacionais no setor do turismo

Escrito por Redação ,

Conhecida como a região mais autêntica de Portugal, o Alentejo surpreende os turistas. Além dos belos cenários e vinhos deliciosos, suas cidades e vilas abrigam curiosidades que vão desde o segredo para a carne de porco perfeita ao motivo que levou o céu local a receber um prêmio.

1. Bolota alentejana

Você verá muitas azinheiras pelos campos do Alentejo, árvores que podem chegar a dez metros de altura e que têm frutos ovais e marrons, conhecidos como bolotas. São as tais bolotas que alimentam o porco alentejano, servido em praticamente todas as mesas da região. O resultado é uma carne comprovadamente mais saudável que a do porco tradicional, com menos gordura, calorias e colesterol.

2. Carnes de caça

O cardápio tradicional brasileiro inclui muita carne, mas elas já são conhecidas pela população, girando em torno de gado, frango e peixe. No Alentejo, a dieta é bem diferente, garantindo a oportunidade de o viajante provar outros tipos, como carne de javali, veado, lebre, pato ou perdiz.

3. Céu premiado

Legenda: O observação de estrelas atrai turistas para a região
Foto: Foto: DarkSky Alqueva

Talvez você nunca tenha visto o céu receber prêmios, mas a região do lago Alqueva foi o primeiro destino do mundo a ter a certificação Starlight Tourism Destination da UNESCO, que atesta a sua qualidade para observação de estrelas. Esqueça a poluição luminosa e aproveite a oportunidade de viajar pelo universo sem nem precisar de um telescópio. E ainda dá para fazer isso enquanto passeia de barco, a cavalo ou em um piquenique à luz do luar.

4. Lago Alqueva

Legenda: O lago Alqueva é artificial e foi construído sobre o rio Guadiana
Foto: Foto: Divulgação/Turismo do Alentejo

O Alqueva é uma atração importante do Alentejo, com 250 quilômetros quadrados e muitos pontos de interesse, como os castelos de Juromenha, Alandroal, Terena, Monsaraz e Portel na margem direita e Mourão e Moura na margem esquerda. A curiosidade é que o grande lago é artificial e foi construído sobre o rio Guadiana, tendo alterado significativamente a paisagem local.

5. Pêra-Manca

Legenda: Os vinhos de alentejo estão entre os melhores do mundo
Foto: Foto: Divulgação/ Turismo do Alentejo

O Alentejo é famoso por seus vinhos, que estão entre os melhores do mundo. Mas o Pêra-Manca é considerado icônico, tendo recebido diversos prêmios ao longo dos anos. A edição de 2011 é considerada a melhor safra portuguesa do século, contando até mesmo com um selo de segurança desenvolvido pela Casa da Moeda de Portugal.
 
Mais informações: www.turismodoalentejo.com.br.

Assuntos Relacionados