Maquiagem definitiva deixa olhar brilhante e expressivo

A dermopigmentadora Melissa Medeiros fala sobre os cuidados antes e após a aplicação da maquiagem definitiva, técnica indicada para camuflar as olheiras mais evidentes A maquiagem definitiva não é recomendada para quem apresenta quadro com leves olheiras ou bolsas abaixo dos olhos

Escrito por Zilda Queiroz , zilda.queiroz@diariodonordeste.com.br
Foto: Foto: Helene Santos

Seja pelo cansaço diário, noites mal dormidas ou por fatores genéticos, as manchas escuras que surgem abaixo dos olhos incomodam e comprometem a imagem de quem convive com o problema. Para isto, existe a alternativa da pigmentação definitiva.

Apesar da tinta ser a mesma utilizada para fazer tatuagens, a técnica de implantação do produto para camuflar a pele, localizada próxima à região dos olhos, é diferenciada. "A aplicação é mais delicada, com agulhas finas e específicas. Houve todo um estudo para se chegar ao procedimento adequado para essa área", acrescenta Melissa Medeiros.

Legenda: A escolha das tintas é essencial para chegar à tonalidade ideal, considerando que uma gota de pigmento faz toda a diferença no resultado
Foto: Foto: Helene Santos

A primeira sessão é o momento de definir a cor. Já na segunda é de observar se o pigmento aplicado corresponde à tonalidade da pele. Caso seja necessário, a especialista fará pequenos ajustes e preenchimentos. "Pela delicadeza do método e por ser uma parte muito sensível, torna-se mais difícil chegar ao ponto ideal do pigmento. Por isso, no segundo encontro é realizada uma melhor cobertura e, no terceiro, um arremate para remover qualquer imperfeição, garantindo assim a naturalidade.

O número de sessões depende das necessidades de cada um. "Pela minha experiência, três aplicações comportam bem. Essa quantidade é uma forma bem legal de trabalhar", completa. De acordo com Melissa, é importante que a pessoa esteja preparada para se submeter ao processo que, normalmente, entre uma sessão e outra, tem um prazo de 30 dias. Ou seja, o tratamento leva 90 dias para ser concluído.

O protocolo é mais demorado por conta do período de cicatrização da pele que leva, de uma sessão para a outra, uma média de 30 dias para se recuperar 100%.

A maquiagem definitiva é recomendada apenas para quem apresenta olheiras mais escuras e pode ser aplicada em todos os tipos de pele. No entanto, antes da primeira aplicação é importante uma análise detalhada, que deve preencher todos os requisitos exigidos na ficha de anamnese, especialmente a pele negra.

Legenda: As microagulhas utilizadas na aplicação da maquiagem definitiva para camuflar as olheiras são mais específicas
Foto: Foto: Helene Santos

Cuidados

Antes de iniciar qualquer procedimento é importante que a pele esteja bem cuidada. "É fundamental que a hidratação aconteça de dentro para fora. Por isso, beber bastante água, manter uma boa alimentação e hidratar com cremes é indispensável para que a pele esteja pronta para receber e otimizar os resultados do procedimento", ressalta Melissa Medeiros.

Em seguida, é necessário o uso tópico de uma pomada, pelo menos duas vezes ao dia, manhã e à noite, para ajudar na cicatrização. A casquinha começa a cair no 3º ou 4º dia. De acordo com a especialista, nesse período, especialmente na primeira semana, a proteção solar é essencial. Isso porque a pele é nova e o protetor com base é o mais indicado por ter maior eficácia.

Finalizados o processo e a área cicatrizada, o paciente está liberado para o uso de maquiagem total e exposição solar. Porém, para que a durabilidade definitiva não mude de cor ou para evitar qualquer alteração com o passar dos anos, é indispensável a hidratação e a proteção solar, especialmente na região trabalhada.

Conforme a dermopigmentadora, o sol é inimigo de tudo que é pigmento. "Como falei, a pessoa vai substituir o uso do corretivo pelo protetor solar, que já é uma grande vantagem, porque a gente já tem que se proteger de qualquer forma, então, o dia a dia é bem tranquilo", acrescenta.

Legenda: Para a bióloga Camila Dantas, se libertar do corretivo, conquistar economia de tempo e financeira é um sonho realizado
Foto: Foto: Helene Santos

No caso de pacientes com diabetes, o ideal é que a aplicação seja realizada apenas com autorização médica. Em mulheres grávidas ou em fase de amamentação, indivíduos com câncer ou situação mais debilitada não é recomendado.

Camuflagem
Por ser uma região mais sensível e delicada, a sessão de maquiagem definitiva para camuflar olheiras demora, em média, de 30 a 40 minutos. O procedimento pode ser aplicado tanto nas pálpebras inferiores quanto nas superiores, sempre respeitando o intervalo de uma semana para trabalhar a outra parte. O pigmento é injetado com microagulhas.

Legenda: O pigmento definitivo não é recomendado para quem apresenta quadro com leves olheiras ou bolsas abaixo dos olhos
Foto: Foto: Helene Santos

Após a aplicação, o local permanece levemente roxo de um dia para o outro. A casca cai entre 3 a 4dias. Além do uso tópico da pomada, as compressas de água gelada ajudam no processo de cicatrização. O retorno de pelo menos mais duas sessões é fundamental para eliminar as imperfeições e ajustes da cores.

Assuntos Relacionados