Ingredientes regionais combinados a iguarias compõem cardápio da Cavalieri Confraria

O chef Cláudio Sousa apresenta experiências gastronômicas em menu exclusivo que prestigia da culinária clássica à moderna

Escrito por Zilda Queiroz , zilda.queiroz@diariodonordeste.com.br
Foto: FOTO: THIAGO GADELHA

Ditando conceitos nos grandes centros urbanos, a cozinha contemporânea permite reunir elementos de diversas tradições culinárias em um único prato. Na repaginação do menu da Cavalieri Confraria, o requinte e a sofisticação ficam por conta da criatividade e sensibilidade do chef executivo Cláudio Sousa, responsável por montar e apresentar o cardápio.

Legenda: Da lagosta à carne de sol, ingredientes típicos da culinária regional, combinados a outras iguarias, compõem o novo menu da Cavalieri Confraria, preparado pelo chef de cozinha Cláudio Sousa
Foto: FOTO: THIAGO GADELHA

Há cinco meses à frente da gastronomia da casa comandada por Felipe Rocha, Cláudio abusa da intimidade na combinação dos ingredientes para transformar o menu da confraria, tornando-o mais completo e atualizado.

As combinações, utilizando insumos frescos e regionais, mesclam da carne de sol aos frutos do mar, especialidades do espaço gastronômico para incrementar os sabores da culinária contemporânea.

Legenda: Entrada: polvo fresco confitado com batatas grelhadas, alecrim e tomates no azeite de ervas
Foto: FOTO: HELENE SANTOS

"Após a reformulação, posso dizer que todo o cardápio traz novidades. Dentre os pratos mais requisitados, a partir das entradas, destacamos o camarão crocante e o polvo confitado. No menu principal, temos a lagosta grelhada, acompanhada com risoto de frutos do mar, que é o nosso carro-chefe", revela.

Legenda: No menu principal, a lagosta grelhada, acompanhada com risoto de frutos do mar é o carro-chefe da casa
Foto: FOTO: HELENE SANTOS

Entres as sugestões, que já ganharam a preferência de quem frequenta o espaço, estão o salmão e o carré de cordeiro. Este último é importado e preparado com ervas frescas e vinho tinto argentino.

Legenda: Salmão com crosta de amêndoas e risoto de menta
Foto: FOTO: HELENE SANTOS

A hortelã e a menta, acrescidas às receitas, são plantadas e colhidas em hortas no Ceará. "Fazemos esta mescla dos insumos locais com os importados para dar uma equilibrada e garantir a sofisticação do menu", afirma.

Legenda: carré de cordeiro com risoto de hortelã e molho de vinho tinto
Foto: FOTO: THIAGO GADELHA

Uma pedida para sobremesa é o churros artesanal. "A ideia é regionalizar o cardápio sem perder a essência da cozinha contemporânea para agradarmos diferentes paladares", conclui o chef Cláudio Sousa.

Legenda: A sobremesa de churros artesanal é harmonizada com calda de doce de leite, nutella, farofa de queijo e sorvete de leite ninho
Foto: FOTO: THIAGO GADELHA

Assuntos Relacionados
Ana Beatriz Caldas, Diego Barbosa e João Gabriel Tréz
12 de Abril de 2024