Filme com Rihanna, "Guava Island" exalta o papel das manifestações artísticas contra opressões

Novo projeto de Donald Glover, curta-metragem o faz brilhar do início ao fim, mas peca por uma menor participação da cantora

Escrito por Redação ,
Legenda: No musical, Kofi (Rihanna) parece ter um papel reduzido, não cantando nenhuma canção Em "Guava Island", a personagem de Rihanna faz par romântico com o de Glover
Foto: FOTO: DIVULGAÇÃO

A delícia típica de um musical somada a críticas sociais pertinentes. Essa fusão resulta em "Guava Island", nova empreitada de Donald Glover lançada no último dia 13 na plataforma de streaming da Amazon Prime Video. Dirigido pelo cineasta Hiro Murai, parceiro de Glover também na série "Atlanta" e no videoclipe "This Is America", o filme encanta pela estética tropical e paleta de cores; cativa pelo rico elenco que, além de Glover, inclui Rihanna e Letitia Wright (Pantera Negra); e convence pela proposta bem trabalhada em compactos 55 minutos de duração.

Enchendo os olhos desde os instantes iniciais, uma animação acompanhada da narração de Kofi (Rihanna) abre o curta. A personagem reconta a história de ninar que ouvia da mãe quando criança, sobre o lugar que dá nome ao filme. Guava é uma ilha fictícia conhecida pela beleza e riquezas naturais, especialmente pela produção exclusiva de um tipo requintado de seda azul.

Liberdade

Com a chegada de colonizadores em busca da matéria-prima, a pequena ilha atravessa processos de exploração e passa a ser dominada pelo magnata Red Cargo (Nonso Anozie). O filme toma impulso a partir do sonho do músico Deni Maroon (Donald Glover), celebridade local. Ele anseia em recuperar a magia de Guava e a liberdade do seu povo por meio da música, mesmo que isso signifique abrir mão de um futuro melhor fora da ilha. Sendo ele a figura principal da obra, Donald Glover inevitavelmente brilha do início ao fim de "Guava Island", reafirmando um multitalento já conhecido de seu público.

Mesmo dentro de um personagem, Glover praticamente assume a própria persona musical, Childish Gambino, uma vez que canções do seu repertório, tais como a pungente "This Is America" e a deliciosa "Feels Like Summer", compõem a trilha sonora do curta. Gambino também compartilha com Deni a preocupação e entrega às causas sociais, característica impressa tanto na discografia e filmografia do artista como na personalidade do personagem.

Se por um lado Glover cumpre bem a função de protagonista, por outro, faz falta uma participação maior de Rihanna. Apesar de entregar boas cenas na pele de Kofi, não canta uma música sequer nos 55 minutos de filme e parece ter seu papel reduzido a mero par romântico de Deni. E se tratando de um musical, convenhamos, a voz de Rihanna não cairia nada mal.

Inspiração

Em entrevistas, Donald Glover declarou que "Guava Island" tem inspirações no filme brasileiro "Cidade de Deus" (2002), dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, e em "Purple Rain", clássico no qual o cantor Prince fez sua estreia como ator, nos anos 1980. A semelhança com o cenário latino não é difícil de perceber, considerando não só a presença de situações de violência, periferia, pobreza, como o próprio local de gravação do curta-metragem: Cuba.

De maneira sintetizada, simples, mas não menos rica em detalhes e mensagem, "Guava Island" consegue ser um respiro em tempos sombrios. Tempos estes em que é preciso lembrar: a transformação por meio da arte não é somente possível. É necessária.

Assuntos Relacionados