Filme "Bird Box" possui falhas mas é excelente opção de entretenimento na Netflix

No longa, Sandra Bullock vive uma mãe que tenta proteger os filhos em um futuro pós-apocalíptico no qual não se pode enxergar

Escrito por Wolney Batista , wolney.batista@810verdinha.com.br

Uma misteriosa força chega à Terra e promove mortes por onde passa no longa "Bird Box", adaptação do livro "Caixa de Pássaros", de Josh Malerman e lançamento recente da Netflix. O suspense acompanha a busca por sobrevivência de Malorie (Sandra Bullock) e conduz o espectador por uma narrativa entrecortada pelo passado e presente.

Em um dos tempos, a protagonista está grávida, solteira e ainda reticente sobre o lugar da maternidade que vai ocupar em breve. As suas companhias diárias são a irmã e os quadros que pinta com uma referência sombria das relações interpessoais. É nesse contexto que a onda de mortes toma conta dos continentes, onde ver a criatura é um ato letal.

Em uma fuga desesperada, Malorie encontra abrigo em uma casa com pessoas de diferentes comportamentos. As personalidades não fogem muito das habituais em filmes de terror, como a mulher ingênua, o machão destemido e os traidores do grupo. Essa falha impede uma exploração complexa de cada perfil, que poderia ser um prato cheio para a dramaticidade da obra.

No outro tempo, cinco anos à frente, Malorie surge com dois filhos e morando em uma casa isolada na floresta. Sem explicar bem o motivo, inicialmente, o trio embarca em uma jornada perigosa por um rio turbulento.

As questões criadas são respondidas enquanto os tempos cronológicos se intercalam. Mas nem todas as interrogações ganham solução. E é esse um dos pontos que tem rendido críticas negativas para o longa da cineasta Susanne Bier.

Outra pedra no sapato é a comparação imediata que a produção teve com o filme "Um lugar Silencioso", lançado em meados desse ano. Em entrevista para o site internacional Polygon, Bier se apressou a dizer que a semelhança se deve pelos dois longas serem protagonizados por mulheres e abordarem os sentidos; um a visão e outro a audição.

Apesar de umas derrapadas aqui e acolá no roteiro, vale a pena se entregar à história aflitiva proposta pelo longa. O elenco, composto ainda por Sarah Paulson e John Malkovich, é um dos pontos altos e contribui para o filme ser um excelente programa de entretenimento.

Em busca do Oscar

"Bird Box" é uma das apostas da Netflix para uma vaga nas indicações ao Oscar 2019. A plataforma de streaming chegou até a cumprir um dos requisitos para concorrer ao prêmio e lançou o filme em cinemas dos Estados Unidos. A lista oficial dos concorrentes será divulgada no dia 22 de janeiro do ano que vem e a cerimônia acontecerá em 24 de fevereiro.

Assuntos Relacionados