Etiquetas, convites e cartões de visita viram plantas por meio de projeto social cearense

Iniciativa que visa a recuperação de dependentes químicos na zona rural de Aquiraz é dedicada a ensinar o feitio de papel reciclado plantável. O produto pode receber impressão e costuma ser utilizado de diferentes formas

Escrito por Ana Beatriz Farias , beatriz.farias@tvdiario.tv.br
Foto: Foto: Fabiane de Paula

O que, aparentemente, é apenas mais uma folha de papel reciclado, revela-se um compacto mundo de possibilidades. As nervuras, ao invés de serem mera expressão do processo de feitio artesanal, encobrem sementes dos mais diversos tipos. Entre os exemplares de produtos espalhados sobre a mesa, descobrimos que ali existem potenciais pés de hortelã, menta, salsinha, rúcula, manjericão, cenoura e cravo-da-índia.

As promessas de brotos chamam especialmente a atenção dos amantes de plantas. Ainda mais quando são apresentadas algumas mudinhas, resultado da mistura do papel plantável com um pouco de terra e água. É encantador.

Foto: Foto: Fabiane de Paula

Responsabilidade social

O trabalho que dá origem às folhas com semente é realizado na zona rural de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, pela empresa EcoViver, braço do Projeto Resgate, responsável por recuperar dependentes químicos. Os acolhidos vivem, durante o período de tratamento, no mesmo sítio onde se fabrica o papel.

O diretor do Projeto Resgate, Marco Túlio Siqueira, explica que, para ser reconhecida como comunidade terapêutica, a iniciativa, de acordo com a lei, precisa - além de acolher e tratar a recuperação da saúde dos dependentes químicos - ter alguma atividade desenvolvida para capacitação e reinserção social dos assistidos.

Foto: Foto: Fabiane de Paula

"Daí surgiu a necessidade de fazermos algo que, além de ser sustentável, ajudasse na manutenção da instituição e desse a oportunidade a pessoas em situação de rua, que não têm como colaborar de forma particular. Então, começamos a fabricar o papel- sementes", conta Marco, que, antes de estar na direção, já foi também beneficiado pelo projeto.

Qualidade que vem da terra

Com o tempo, foram surgindo os produtos como tags, convites, cartões de visita e marcadores de página, que hoje são vendidos pela EcoViver, fornecedora tanto de itens feitos de papel reciclado quanto de artigos com as folhas acrescidas de sementes.

Foto: Foto: Fabiane de Paula

A técnica para gerar o papel plantável foi apresentada por um amigo do projeto, mas, para que ela fosse refinada, os responsáveis já foram a São Paulo visitar uma empresa pioneira na área: "Lá nós conhecemos de forma mais aperfeiçoada esse trabalho, trouxemos pra cá e hoje atendemos essa própria empresa mandando papel pra eles".

Já as sementes selecionadas são provenientes do Rio Grande do Sul.

"Elas vêm sem nenhum agrotóxico ou produto químico e são inseridas no papel de forma natural. De fato, os clientes recebem um produto ecologicamente correto", explica Marco.

Para contar história

Na intenção de convocar os familiares e amigos para a festa de casamento de uma maneira especial, a arquiteta Alana Figueiredo e o engenheiro Raphael Alves optaram pelo convite produzido pelo projeto.

Quem primeiro teve contato com esse produto foi a noiva, que ganhou um cartão de visita feito assim. O item foi repassado pelo irmão, justamente por ela sempre ter gostado muito de plantas - paixão alimentada por Raphael, que sempre a presenteou com flores vivas. "Quando veio a época do casamento, pensando no convite, a gente não queria mais a mesma coisa, aquele padrão", conta Alana, explicando o porquê de ter escolhido o modelo com sementes.

Foto: Foto: Arquivo pessoal

O trabalho social desenvolvido pelo projeto também pesou na hora da escolha.

"A gente queria algo que não fosse só um convite e que não beneficiasse apenas quem vamos convidar, mas a gente está beneficiando também muita coisa por trás. Tem toda a história de a pessoa conseguir plantar o nosso convite e colher alguma coisa nele e também de ajudar as pessoas que fazem o projeto e o negócio acontecerem ", diz Raphael.

Para preencher ainda mais de significado esse convite-presente, o casal fez questão de escolher a semente de cravo para o convite: "foi a primeira flor que ele me deu", sorri a noiva. As folhas plantáveis que viraram chamado para a celebração da união do casal, que acontece em dezembro, ainda estão em processo de produção. Em breve, serão enviados e poderão, assim como o amor que os liga, florescer por aí.

Serviço Projeto Resgate / Ecoviver:

Telefone: 98694-6141

Página: www.facebook.com/ecoviverps