Espetáculo infantil "Quem plantou a estrela do mar?" entra em cartaz neste domingo (5)

O grupo Alumiar seguirá em temporada de encenação da peça aos domingos de maio, no Teatro do Humor Cearense

Escrito por Felipe Gurgel , felipe.gurgel@diariodonordeste.com.br
Legenda: O Grupo Alumiar preparou o espetáculo durante três anos. Os atores tiveram contato com pescadores e acompanharam, inclusive, momentos importantes da vivência praiana

Em tempos de tantos estímulos digitais para as crianças, a graça de uma infância praiana vira história. A partir da vida de meninos e meninas que vivem na orla, o grupo teatral Alumiar encena "Quem plantou a estrela do mar?". O espetáculo infantil estreia neste domingo (5), às 17h, e segue em cartaz aos domingos do mês de maio, no Teatro do Humor Cearense.

Além de conhecer o encanto da narrativa, o público infantil é convidado a pensar sobre respeito à natureza e preservação da vida marinha. Com o texto criado e dirigido por Socorro Machado, a peça envolve as "crianças de praia" Mazinha, Dudé, Piaba e Toim. As personagens vivem à beira do oceano, na expectativa do encontro com seus pais pescadores. Pedro Véio, um velho pescador, observa o movimento delas. Ele está em cena, mas só existe na imaginação dos meninos e meninas.

Segundo Socorro Machado, o espetáculo "Quem plantou a estrela do mar?" fala dos costumes das crianças que nascem e vivem na praia, das brincadeiras diferentes e da forma de dançar. "Eles têm as raízes nas brincadeiras de roda, do coco", detalha a autora da peça.

Ela antecipa que o texto da montagem é envolvido pela magia das "histórias de pescador". "Existe um certo saudosismo, que todo filho de pescador fica com esperança de que o pai retorne (do oceano). E nesse período as crianças ficam imaginando que os pais vão encontrar com uma estrela do mar, sereias, seres marítimos", observa Socorro.

Preservação

Para além do lúdico, "Quem plantou a estrela do mar?" traz um apelo sobre educação ambiental, a respeito da preservação da vida marinha. Embora a questão da sustentabilidade hoje reverbere para todas as faixas etárias, Socorro percebe como essa orientação tem uma receptividade maior entre o público infantil. "Essa consciência é como uma gotinha, e as escolas já fazem um trabalho bem bonito nesse sentido. E o Alumiar, dentro dessa filosofia, quer tocar (ainda mais) a consciência delas para serem cidadãos atuantes", sintetiza.

Ela situa que, após 19 anos de existência, o grupo Alumiar reconhece que a "sua praia" sempre foi o público infantil e, pelo caminho do teatro, procura envolver as crianças no universo lúdico que existe além das telas do celular.

"Que a criança não pare de imaginar, de folhear os livros e de sentir o cheiro de um livro novo. Enquanto 'Alumiar', nós temos de ter a consciência de ser esse farol", reflete Socorro Machado.

Serviço
Estreia do espetáculo "Quem plantou a estrela do mar?"

Em temporada nos domingos de maio, às 17h, no Teatro do Humor Cearense (Beira Mar Trade Center - Rua Osvaldo Cruz, 1, Loja 9, Meireles). Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Contato: (85) 98811.2466

Assuntos Relacionados