Carnaval de Fortaleza aposta em atração tradicional do Recife

Nação Zumbi ainda não está confirmada no carnaval pernambucano, mas virá a Fortaleza no dia 5 de março; tema do ciclo carnavalesco da cidade é "Liberdade que faz brilhar nossa alegria"

Escrito por Diego Barbosa , verso@verdesmares.com.br

As ruas já estão cheias e o calor humano circula, imperioso, por entre canções, fantasias e amores. Aquecida pelo clima de Pré-Carnaval, a capital alencarina está cada vez mais perto de abrir as portas para os cinco dias oficiais de folia, iniciados a partir do dia 1 de março.

Legenda: Bloco-afro de Salvador, o Olodum fará a festa no dia 2 de março, no Aterro da Praia de Iracema
Foto: Foto: Helene Santos

Em coletiva realizada na última sexta-feira (15), a Prefeitura de Fortaleza divulgou a programação oficial do ciclo carnavalesco deste ano, que terá como tema "Liberdade que faz brilhar nossa alegria". Tia Simoa, referência na luta pela liberdade do povo negro cearense, e Arnaud Silvério, um dos fundadores da Associação Cultural das Entidades Carnavalescas do Estado do Ceará (Acecce), serão os homenageados da festa.

Distribuído em sete polos - dois a menos que o Pré-Carnaval - o evento reúne nomes de peso do cenário musical local e nacional. Os destaques vão para o bloco-afro de Salvador, Olodum, que encerrou o Pré-Carnaval fortalezense em 2015; o cantor e compositor carioca Diogo Nogueira, cujos dez anos de carreira foram comemorados em maio do ano passado por aqui; e a banda pernambucana Nação Zumbi, que em janeiro de 2017 celebrou as duas décadas do disco "Afrociberdelia", com show na Praça Verde do Dragão do Mar.

Legenda: Diogo Nogueira se apresenta no dia 4 de março, no Aterro da Praia de Iracema
Foto: Foto: Rafael Silva

Sorte nossa termos este último grupo em nossa programação, vale ressaltar. O próprio Carnaval de Pernambuco ainda não o incluiu entre as atrações deste ano, motivo pelo qual vários artistas e agremiações se pronunciaram nas redes sociais. O escritor e jornalista Xico Sá, por exemplo, publicou:

"Carnaval do Recife sem Nação Zumbi é um 'malassombro' que não se justifica com nenhuma desculpa oficial ou oficialesca".

Diversidade

Priorizando diferentes sonoridades e espaços, o roteiro da festa justifica o aumento da adesão de brincantes que, nos últimos anos, permanecem ou estão de visita na Capital.

Único polo a iniciar as atividades na sexta-feira (1), o Aterro da Praia de Iracema receberá, além dos destaques já mencionados, o Bloco das Travestidas, Superbanda e SambaDelas.

Legenda: Atração local, Superbanda se apresenta no Aterro da Praia de Iracema e no Mercado dos Pinhões

No Benfica, Luxo da Aldeia, Orquestra Solar de Tambores e Calé Alencar são alguns a promover a alegria dos brincantes; no Mercado dos Pinhões, o Bloco Sandijunio e a banda Casa Mar devem animar a turma.

A Banda Fortaleza Folia é a principal atração do Mercado da Aerolândia, assim como Num Ispaia Senão Ienche, na Mocinha. Já no Passeio Público, os grupos Aquarela e Pacote de Biscoito são os que ganham maior relevo.

Na Avenida Domingos Olímpio, o valor à tradição segue forte, com a apresentação dos Maracutus Solar, Rei Zumbi, Nação Palmares, entre outros, além de Cordões, Afoxés e Escolas de Samba.

Legenda: Benfica e Aterro da Praia de Iracema, em diferentes dias, recebem Os Alfazemas (CE)
Foto: Foto: Fernanda Sayuri

Participante do Carnaval da cidade desde 2013, o publicitário Levir Melo se animou ao saber da presença de Diogo Nogueira, artista que acompanha frequentemente.

Já o piauiense Iago Avelino vivenciará pela segunda vez nossa alegria, festejando a pulsação da cidade.

"Já vou garantir minha fantasia", adianta. "Moro aqui há dois anos e admiro muito a cultura dos cortejos".

Que comece, então!

 

Programação

- Aterro da Praia de Iracema

Sexta-feira (1/3), das 17h às 0h, com GhettoRoots,  Jord Guedes, Bloco Geração Coca-Cola  e Bloco das Travestidas.

Sábado (2/3), das 17h às 0h, com Zé Paulo,  Robson Moraes, Orquestra Solar de Tambores e Olodum.

Domingo (3/3), das 17h às 0h, com Casa Maré, Superbanda, Bloco Luxo da Aldeia, Bloco Eu Não Sou Cachorro Não com Os Alfazemas.

Segunda-feira (4/3), das 17h às 0h, com SambaDelas, Mel Mattos, Carla Cristina e Diogo Nogueira.

Terça-feira (5/3), das 17h às 0h, com Bloco Café Preto, Renno, Troça Elétrica com Nação Zumbi, Academia da Berlinda e Orquestra de Frevo Henrique Dias.

- Benfica

Sábado (2/3), das 9h às 17h, com Banda Pacote de Biscoito (Infantil), Coletivo Raízes do Griô, Duas Doses de Música e os Tira Gostos, Yane Caracas e Luxo da Aldeia.

Domingo (3/3), das 9h às 17h, com Banda Aquarela (Infantil), Tambor de Crioula Filhos de Mãe Maria, Devotos de São Benedito, Projeto Brincar de Maracatu – Maracatu Solar e Geração Coca-Cola.

Segunda (4/3), das 9h às 22h, com Banda Pacote de Biscoito (Infantil), Alê Eloi, Jord Guedes, Luxo da Aldeia / Projeto Tambores Ancestrais na Noite Escura – Orquestra Solar de Tambores.

Terça-feira (5/3), das 9h às 17h, com Banda Aquarela (Infantil), Calé Alencar, Projeto Brincar de Maracatu – Maracatu Solar, Bloco Eu Não Sou Cachorro Não com Os Alfazemas.

- Domingos Olímpio

Sábado (2/3), a partir de 18h30, com Maracatus Solar, Nação Axé de Oxóssi, Nação Palmares, Rei Zumbi, Nação Fortaleza, Filhos de Iemanjá, Pindoba e Kizomba e Bloco Luxo da Aldeia. 

Domingo (3/3), a partir de 17h, com Blocos Adeus Amélia e Papelão, Maracatus Nação Baobab, Nação Pici, Vozes da África, Rei de Paus, Nação Iracema e Az de Ouro e Renato Black e Banda.

Segunda-feira (4/3), a partir de 17h30, com Cordões As Bruxas, Princesa no Frevo e Vampiros da Princesa, Blocos Doido É Tu, Garotos do Benfica, Turma do Mamão, Unidos da Vila, Amigos do Zé, Balakubaku Folia, Prova de Fogo e Império Da Vila e cantora Jord Guedes.

Terça-feira (5/3), a partir de 17h, com Afoxés Oxum Odolá, Acabaca, Obá Sá Rewá, Omorisá Odé e Filhos de Oyá, Escolas de Samba Tradição da Bela Vista, Unidos do Acaracuzinho, Imperadores da Parquelândia, Girassol de Iracema, Império Ideal, Barão Folia, Colibri e Corte No Samba.

- Mercado dos Pinhões

Sábado (2/3), das 18 às 22h, com Átila Lopes e Banda Severina Brown e Bloco Café Preto

Domingo (3/3), das 18 às 22h, com Bloco Sandijunio e Jord Guedes

Segunda-feira (4/3), das 18 às 22h, com Farra Dusbons  e Geração Coca-Cola

Terça-feira (5/3), das 18 às 22h, com Casa Maré e Superbanda

- Mercado da Aerolândia

Sábado a segunda-feira (2 a 4/3), das 17h às 20h, com Banda Fortaleza Folia

Terça-feira (5/3), das 16h às 20h, com Banda Aquarela (infantil) e Banda Fortaleza Folia

- Mocinha

Sábado a terça-feira (2 a 5/3), das 18h às 22h, com Num Ispaia Senão Ienche

- Passeio Público

Sábado (2/3), das 9h30 às 12h, com Banda Aquarela

Domingo (3/3), das 9h30 às 12h, com Banda Pacote de Biscoito

Segunda-feira (4/3), das 9h30 às 12h, com Banda Aquarela

Terça-feira (5/3), das 9h30 às 12h, com Banda Pacote de Biscoito

Assuntos Relacionados