Alongamento é cuidado básico na rotina de treinos físicos

Fundamental para a saúde corporal, a prática pode evitar problemas físicos como lesões e entorses articulares

Escrito por Felipe Gurgel , felipe.gurgel@diariodonordeste.com.br
Legenda: A prática do alongamento reduz o encurtamento da musculatura corporal
Foto: Foto: Helene Santos

O ritmo intenso da vida contemporânea tem estimulado as pessoas na procura pela prática de atividades físicas. Ao tentar "recuperar o tempo perdido", muitos acabam "se jogando" no exercício sem um preparo básico, clássico dos cuidados com o corpo: o alongamento dos músculos.

Em tempos de tendência para as modalidades mais vigorosas, a exemplo das corridas de rua e do cross fit, os praticantes têm deixado de lado o momento de alongar, com exceção dos atletas disciplinados e conectados ao objetivo do treino.

"Muita gente negligencia, fazendo errado, ou fazendo só por fazer, rapidamente, sem estender o músculo e diminuir os encurtamentos, que é o propósito do alongamento", aponta o educador físico e personal trainer Fernando Colaço. O especialista ressalta a importância desta medida, a qual prepara adequadamente os músculos para o exercício.

O ideal, segundo Colaço, é fazer um pré-aquecimento, aumentando assim a temperatura corporal antes da sequência de alongamentos. Desta forma, o corpo estará preparado para esticar a musculatura.

"Em alguns casos, se a pessoa for sedentária, ou se for um atleta de yoga, de ginástica, o alongamento é de extrema importância. Porque o corpo vai exigir amplitudes de movimento muito grandes, e alongar poderá evitar lesões", detalha Fernando. O educador físico acrescenta que este hábito auxilia até em casos de dor, pois, com a musculatura estendida, é possível relaxar os músculos.

Posterior

A cadeia posterior do corpo, segundo o educador físico, costuma ser a mais "esquecida" por quem faz atividade física. Musculatura cervical, lombar, glúteos e a região das costas como um todo. O músculo posterior da coxa e a panturrilha, por exemplo, são os que sofrem mais constantemente com a falta de alongamento.

Fernando alerta que, caso as dores apareçam por consequência dessa falta, o praticante precisa recuar na intensidade da atividade. "Com dor, primeiro você precisa corrigir com alongamento e outras liberações, favorecendo o movimento da amplitude da articulação que você quer trabalhar, e o alinhamento correto do corpo", detalha o educador físico.

Rotina

Negligenciar a série de alongamentos na rotina de treinos pode provocar perda de flexibilidade e mobilidade do corpo, em pouco tempo. É o que constata a professora de ginástica Beatriz Oliveira, 20, "se eu deixo de fazer uma semana, já sinto total diferença quando volto à rotina", atesta.

Com a professora de balé e estudante de Educação Física, Andrezza Bernardo Araújo, 20, não é diferente. Ela lembra como alongar é importante para um desempenho esportivo saudável. "Com o tempo, meus músculos tendem a encurtar. Então, uso o alongamento fora do treino também, é superprático. Pra me concentrar, sentir o meu corpo e relaxar o máximo", orienta ela.

A estudante percebe que, sem alongamento, fica mais indisposta e, como professora de crianças, tenta conscientizá-las da importância desta prática desde cedo. "Minhas alunas do 'baby' antes achavam um saco. Mas agora elas adoram se alongar", resume Andrezza.

Benefícios

1. Prepara os músculos do corpo antes do exercício

2. Evita lesões e entorses articulares durante a prática da atividade física

3. Favorece a amplitude e a flexibilidade dos movimentos do corpo

4. Trabalha concentração e relaxamento do praticante

5. É prático e serve para cuidar do corpo além do contexto de treinos
 

Assuntos Relacionados