Vídeos mostram vereador e ouvidora pagando salário a servidora 'fantasma'

Os dois funcionários públicos, mãe e filho, foram presos na segunda fase da Operação Caixa 2

Escrito por Redação ,

A investigação que culminou na Operação Caixa 2 aponta que o presidente da Câmara dos Vereadores e a ouvidora de Pentecoste, presos nesta quarta-feira (17), mantinham servidor "fantasma". Vídeos obtidos pelo Sistema Verdes Mares mostram o pagamento de salário a funcionários que nunca compareceram ao trabalho.

Em um vídeo, o vereador Pedro Hermano Pinho Cardoso (PDT) chega em um veículo, conversa com o funcionário e tira o dinheiro do bolso para efetuar o pagamento. Na outra imagem, a mãe de Pedro Hermano, a ouvidora Maria Clara Rodrigues Pinho chega a um veículo e entrega um envelope com o que seria o salário a uma mulher.

Confira o vídeo:

Dois servidores foram presos no início da investigação e acordaram uma delação premiada com o Ministério Público do Ceará (MPCE), que levou ao esquema criminoso montado na Prefeitura de Pentecoste.

Antes de empregar funcionários que não trabalham, a quadrilha teria aplicado golpes a idosos no Município. Um casal, que ficava na porta das agências bancárias, oferecia "ajuda" às pessoas idosas e se apropriavam dos benefícios que elas tinham direito. Dois empregados do Banco do Brasil auxiliavam nos crimes. A investigação apurou que o dinheiro, ao menos R$ 300 mil, foi utilizado na campanha do prefeito João Bosco Pessoa Tabosa (PDT), eleito em 2016.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados