SAP renova medidas contra propagação da Covid-19 até o fim do mês

Continuam suspensas as visitas sociais, cursos, atividades religiosas e escoltas judiciais e hospitalares, com exceção de emergências

Escrito por Redação ,
Legenda: O sistema penitenciário cearense tem ao menos 180 casos de Covid-19
Foto: Foto: Reprodução

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) renovou as medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus, nos presídios do Ceará, até o fim deste mês de maio, através de portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da última terça-feira (19). O sistema penitenciário cearense tem ao menos 180 casos de Covid-19.

Conforme a portaria, continuam suspensas, até o dia 31 de maio, as visitas sociais; os cursos profissionalizantes e educacionais; as atividades e a assistência religiosa; escoltas judiciais; e escoltas hospitalares, exceto as emergências.

A Pasta também manteve o banho de sol dos internos com duração de 3 horas diárias; e o acesso dos advogados às unidades prisionais restrito a segunda a sexta-feira, entre 10h e 12h, com duração de no máximo 20 minutos. Os advogados devem passar por triagem médica e estar munidos de máscara facial, álcool em gel e luvas.

Por segurança, os presos que se encontram internados em hospitais, ao receberem alta médica, devem ficar 14 dias em isolamento; assim como os presos que chegarem da Polícia Civil. Já aqueles que testarem positivo para a Covid-19 serão levados para a Enfermaria Máxima de Saúde, implantada em cada presídio para isolar os casos da doença. Confira a portaria completa na página 3 do DOE (clique aqui).

Presídios têm mais de 180 casos de Covid-19

Até a semana passada, o sistema penitenciário cearense tinha pelo menos 182 casos de Covid-19, sendo 130 agentes penitenciários e 52 presos (28 mulheres e 24 homens), conforme informações do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A SAP não divulgou os números.

Mesmo com 28 casos da doença registrados, o Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), localizado na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), recebeu 51 detentas oriundas da Unidade Prisional de Sobral. A Secretaria da Administração Penitenciária informou que "não fornece detalhes sobre transferência de internos ou internas dentro do sistema prisional, por questão estratégica de segurança".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados