Rebelião no Cecal tem grande incêndio e destruição em larga escala

Na tentativa de fugir, 14 indivíduos lideraram as ações no Centro Educacional. Seis orientadores foram feridos e dois foram feitos reféns

Escrito por Áquila Leite ,
O Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider (Cecal), um dos maiores do Estado, foi palco de uma grande rebelião na madrugada deste domingo. As ações começaram por volta das 23h do sábado (19) e foram lideradas por 14 indivíduos, todos maiores de idade, que tentavam fugir. Utilizando barras de ferro e serras, os envolvidos destruíram praticamente toda a parte de móveis do local, inclusive o anfiteatro, e provocaram um incêndio de grandes proporções
 
As informações são do juiz da 5ª Vara da Infância e da Juventude, Manuel Clístenes de Façanha e Gonçalves, que acompanhou de perto o caso. "Foi a maior rebelião da história do Cecal, em termos de destruição. Não havia qualquer reivindicação, pois o local não estava superlotado e contava com uma estrutura boa, ampla. O que aconteceu foi simplesmente uma tentativa de fuga", afirmou. Segundo o juiz, a polícia só conseguiu adentrar no local após o Corpo de Bombeiros controlar o incêndio. Ninguém conseguiu fugir.
 
"Todos os 14 indivíduos que lideraram as ações têm mais de 18 anos. Eles já haviam fugido de outros centros educacionais quando menores, foram presos por outros delitos quando já eram maiores de idade e acabaram transferidos ao Cecal para cumprirem as medidas socioeducativas que deviam. Como participaram desta rebelião, foram transferidos para presídios imediatamente", conta Manuel Clístenes.
 
Reféns
 
Durante a rebelião, seis orientadores do Cecal sofreram golpes de cossoco (arma artesanal fabricadas pelos socioeducandos), mas nenhum ficou gravemente ferido. Outros dois, porém, foram feitos reféns pelos envolvidos. "Um deles escapou porque simulou ter sido baleado, já que houve barulho de tiro vindo de fora", destacou o juiz da 5ª Vara da Infância e da Juventude. Ele, juntamente com outro juiz de execução penal, autorizou a transferência dos indivíduos para os presídios.
 
Ainda de acordo com o juiz Manuel Clístenes, os envolvidos na rebelião responderão, no mínimo, por três crimes: lesão corporal, dano ao patrimônio público e ameaça. Conforme diz, investigações preliminares apontam que as armas usadas nas ações desta madrugada não chegaram aos envolvidos através de pessoas que trabalham no Cecal. "Não houve facilitação. Imagina-se que as ferramentas foram atiradas por cima do muro e recolhidas no momento de esporte", destaca. "Foi a primeira rebelião deste ano no Cecal, que normalmente é um centro tranquilo", complementa. 
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.