Promotor de justiça dá voz de prisão a PM e a motorista após acidente de trânsito, em Sobral

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSPDS), o caso aconteceu após um homem bater na traseira do carro particular do policial militar

Escrito por Redação ,

Um promotor de justiça deu voz de prisão a um policial militar e ao condutor de um carro depois de ambos se envolverem em um acidente de trânsito na noite desta segunda-feira (9), em Sobral. 

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSPDS), o caso aconteceu após um homem bater na traseira do carro particular do policial militar. O agente estava de folga, à paisana, mas ainda assim abordou o outro motorista, depois de suspeitar que ele estaria alcoolizado. O PM pediu reforço da Guarda Civil Municipal de Sobral, responsável pelas ocorrências no trânsito. 

Nesse momento, um promotor de justiça passava pelo local e questionou a abordagem do policial. Logo em seguida, ele deu voz de prisão aos dois envolvidos no acidente. 

Eles foram conduzidos à Delegacia de Sobral. Lá, o policial teve lavrado um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) por constrangimento ilegal. Já o motorista do outro veículo, também recebeu um TCO por embriaguez ao volante. 

O acidente não deixou feridos. 

 

Abordagem policial

O Ministério Público do Ceará emitiu esclarecimento a respeito do caso. Segundo o órgão, o promotor testemunhou o momento em que o policial militar, fora de serviço, desceu do carro apontando arma de fogo para o motorista do outro veículo. Ele obrigou o homem a sair do carro e o encostou na parede para fazer o procedimento de busca de arma, enquanto desferia xingamentos. Além disso, exigiu do condutor a quantia de R$ 300. 

O militar permaneceu com a conduta mesmo depois de o outro motorista pedir desculpas e alegar que não era necessária aquela atitude por parte do policial. O promotor de justiça, então, se aproximou e se identificou, pedindo para que o agente também se identificasse e orientando para que realizasse o procedimento correto, de chamar uma composição da Guarda Municipal e a Polícia Militar para conduzirem a ocorrência.

Após a chegada da Guarda Municipal, o condutor responsável pelo acidente foi levado para teste do bafômetro, mas se recusou a fazer, sendo levado pela Polícia Militar. A equipe da Polícia Militar conversou em particular com o agente envolvido, mas não quis escutar a versão do promotor, por considerarem correta a postura do policial, conforme o relato do Ministério Público.

O promotor de justiça, então, deu voz de prisão ao militar envolvido por constrangimento ilegal e exercício arbitrário das próprias razões. A ordem só foi cumprida depois da chegada de um militar de patente superior.

"Como parceiro da gloriosa Polícia Militar do Estado do Ceará, o Ministério Público repudia qualquer atitude que caracterize a prática de abuso de autoridade, conforme os ditames e rigores da lei. Portanto, tal fato isolado não pode, nem deve ser generalizado e, sequer, ser motivo para crise entre as duas instituições", conclui nota do Ministério Público.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados