Adolescente de 17 anos é conduzido à delegacia após criticar Polícia no Facebook

Jovem foi levado por policiais e um boletim circunstanciado de ocorrência foi registrado

Escrito por Redação ,

Um adolescente de 17 anos foi conduzido à delegacia após criticar o trabalho da Polícia em uma publicação no Facebook. O jovem mora em Itatira, município distante 176 km de Fortaleza, e foi levado por policias à Delegacia de Canindé, onde um boletim circunstanciado de ocorrência foi registrado.

Segundo o inspetor Delmiro, o adolescente foi conduzido até a delegacia, acompanhado de conselheiros tutelares, foi ouvido e liberado em seguida. O motivo, segundo o policial, foi uma postagem em que ele falava que alguns policiais estavam “ao lado da bandidagem”. 

A mãe do adolescente, que preferiu não se identificar, disse que não estava no momento em que a Polícia chegou a sua casa. Segundo ela, o filho relatou que a Polícia foi, por volta das 14h da última quinta-feira (23), a sua residência. O menino estava dormindo quando os policiais chegaram. “Depois que ele levantou e abriu a porta, eles pediram a identidade do meu filho e disseram que iam deter”, contou. 

De acordo com a mãe, os policias foram até o colégio onde o pai do jovem trabalha, mas este disse que não podia acompanhar a ação porque estava dando aula e sugeriu que os agentes falassem com a mãe do adolescente. “Eles não vieram falar comigo, foram para a delegacia e dois conselheiros tutelares acompanharam meu filho”, contou.

Após saber do que estava acontecendo, a mãe do adolescente afirma que arranjou um carro e foi até a delegacia, em Canindé. Ao chegar ao local, o filho estava em uma sala. “O que ele comentou foi um desabafo, não quis ofender nenhum policial, foi como uma revolta. Ele me disse que falou que os policiais estavam por ai enquanto os ladrões vinham e roubavam”, relatou.

Segundo a mãe, o pai e as tias do adolescente estão acompanhando o caso e devem entrar com um procedimento contra ação na Corregedoria de Disciplina. Ela relata ainda que a condução do filho foi uma surpresa grande porque ele é um adolescente calmo, estudioso e que “só vai de casa para o colégio, não bebe, não gosta de bagunça e nem de festa”. 

O advogado criminalista e presidente da Comissão de Estudos Penais da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB), Bruno Queiroz, explica que o desacato só pode ser praticado presencialmente, não podendo ser por Facebook, e-mail ou telefone, por exemplo. Segundo ele, no caso do jovem de Itatira, o que os policiais poderiam ter feito é ter notificado o adolescente para ele se explicar. 

“Única providência que poderia ter sido tomada pelos policiais que se sentirem ofendidos com a postagem é notificar o rapaz para ele dar nome. Desacato é sempre na presença, ele apenas utilizou da  liberdade de manifestação de pensamento para criticar o serviço de segurança pública e pode ser  gerado uma representação por abuso de autoridade”, esclarece.

Diversos moradores de Itatira postaram mensagem de apoio ao adolescente no Facebook. Nas publicações, a população questionava a atuação da Polícia e falava sobre a liberdade de expressão. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.