25 pessoas são detidas em carreata que descumpriu decreto de isolamento social em Fortaleza

O grupo foi levado para o 2° Distrito Policial, no Bairro Aldeota

Escrito por Redação ,
Legenda: A carreata percorreu os bairros Dionísio Torres, Joaquim Távora e Cocó, em Fortaleza.
Foto: Gustavo Pellizzon/SVM

Vinte e cinco pessoas foram detidas nesta quarta-feira (20), após participarem de uma carreata em ruas dos bairros Joaquim Távora, Dionísio Torres e Cocó, em Fortaleza. A polícia não informou se a manifestação era contra o decreto de isolamento social.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o grupo foi conduzido ao 2° Distrito Policial, no Bairro Aldeota, e no 34º Distrito Policial, no Centro, por descumprir determinação do decreto estadual que procura evitar aglomerações e a circulação sem fins essenciais.

Ao todo, 27 pessoas foram conduzidas para as unidades da Polícia Civil para prestarem esclarecimentos, porém duas delas foram liberadas após justificarem o deslocamento que faziam ao trabalho, apresentando documentos do serviço, e negarem que faziam parte da carreata. As outras 25 pessoas assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por infringirem medida sanitária preventiva prevista no artigo 268 do Código Penal. A pena para quem comete esse tipo de infração penal é de detenção, de um mês a um ano, e multa. Todos os autuados responderão na Justiça.

Em um dos vídeos gravados durante a carreata, é possível observar que os policiais solicitam aos motoristas que retirem bandeiras do Brasil fixadas nos veículos.

Segundo a SSPDS, a pessoa retirou o objeto de forma espontânea, pois não houve qualquer orientação do comando da corporação ou dos policiais que estavam no local. 

O governador Camilo Santana confirmou que a decisão sobre prorrogação do decreto de isolamento social no Ceará e em Fortaleza deve ser anunciada nesta quarta (20). Equipes do Governo do Estado e da Prefeitura da Capital se reuniram na terça (19) para discutir e avaliar o avanço da pandemia do novo coronavírus

O lockdown em Fortaleza teve início no dia 8 de maio e desde então equipes da Coordenadoria de Inteligência, do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) e do Departamento de Inteligência Policial (DIP) realizam ações diárias para impedir a aglomeração de pessoas pelos bairros da capital.

O trabalho das forças policiais conta com o apoio das câmeras de videomonitoramento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Coronavírus no Ceará

Até a última atualização do portal IntegraSUS, às 12h28 desta quarta-feira (20), o Ceará havia registrado 29.604 mil casos confirmados da doença.1.887 óbitos foram conbalizados no estado. O município de Caucaia ultrapassou a marca de mil casos confirmados de Covid-19. Os dados também mostraram que 16.297 pessoas se recuperaram do coronavírus até então.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.