Barco cearense levava cocaína

Escrito por Redação ,
Três pescadores cearenses e um boliviano estão de volta ao Brasil, presos, depois de descobertos com a droga

Dois anos depois da Polícia Federal realizar, em Fortaleza, a apreensão recorde de 1,2 tonelada de cocaína, em um navio cargueiro que seguiria para o Senegal, mais um fato comprova que o Ceará é um dos principais pontos da rota internacional de cocaína para a África e Europa. Três pescadores cearenses estão detidos na Superintendência da PF, em João Pessoa (PB), acusados do mesmo tipo de crime.

Os acusados, identificados como Francisco Alves Pereira da Silva, 59 anos; Neírton Manoel do Nascimento, 55; e Ricardo Alves da Silva, 47; chegaram presos ao Brasil, na noite do último domingo, depois de uma viagem que durou 13 dias, num percurso de 2.500 milhas náuticas, o equivalente a aproximadamente cinco mil quilômetros. Eles haviam sido detidos pela Marinha francesa no dia 8 de junho último, em águas internacionais.

Drogas

Juntamente com o boliviano Jesus Rivero Soares, os três cearenses formavam a tripulação do barco pesqueiro ‘Sabala’, registrado na Capitania dos Portos do Ceará. Quando a embarcação navegava em alto-mar, a cerca de 800 milhas da costa do Senegal, foi interceptada pelo navio militar francês ‘Bouganville’. Feita a revista, foram encontrados 860 quilos de cocaína. A droga saiu do Brasil, supostamente pela costa cearense, e tinha como destino um país da Europa, cujo nome está sendo mantido em sigilo pela Polícia Federal brasileira.

Na noite de domingo passado, os três cearenses e o boliviano desembargaram da fragata brasileira ‘Greenhalgh’, no Porto de Cabedelo, na Paraíba, e foram levados para a sede da PF, em João Pessoa.

Já a embarcação ‘Sabala’, foi também trazida de volta ao Brasil juntamente com o carregamento de cocaína. O pesqueiro ‘Sabala’ foi rebocado até o Porto de Cabedelo pelo navio-patrulha ‘Guaíba’, pertencente ao 3º Distrito Naval, sediado em Natal (RN).

A detenção dos quatro homens na embarcação cearense foi comunicada no dia 20 de junho à Marinha do Brasil , que, então, enviou à costa africana a fragata ‘Greenhalgh’, com a missão de trazer os quatro presos, assim como a droga.

Fernando Ribeiro
Editor
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.