Balanço parcial aponta 52 mortes violentas no CE durante Carnaval

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
A maioria dos casos de homicídio aconteceu na Grande Fortaleza. Em Aquiraz, um casal foi morto em plena praça

Cinquenta e duas mortes violentas foram registradas pelas autoridades policiais em todo o Estado do Ceará desde a manhã da última sexta-feira (17), quando, oficialmente, foi lançada a ´Operação Carnaval 2012´. Os números, porém, são parciais, já que a operação somente será concluída às 6 horas desta Quarta-feira de Cinzas, com o retorno de milhares de cearenses à Capital.

Segundo balanço feito pelo Diário do Nordeste, no fim da noite de ontem, as causas das 51 mortes estiveram assim distribuídas; 26 homicídios, 12 óbitos em acidentes de trânsito (dez deles nas estradas), três mortes por quedas, três casos de afogamento, um óbito provocado por choque elétrico, além de um caso de desabamento e seis mortes de causas ainda ignoradas.

Crimes

Um dos primeiros assassinatos ocorridos na Grande Fortaleza aconteceu na madrugada de sábado, na Rua Santa Luzia, bairro Cágado, em Maracanaú, quando a garçonete Francisca Naioma Nonato Oliveira Avelino, 26, foi morta a golpes de gargalo de garrafa e espancamento. O suspeito do crime é o companheiro dela, Clemilson, que fugiu.

O crime, entretanto, só foi descoberto pela manhã, por um irmão da vítima, Pedro Oliveira Avelino. Segundo ficou apurado preliminarmente, ´Biro´ era muito ciumento e já chegou a agredir a companheira anteriormente, segundo a família.

Acerto de contas

Ainda no sábado, Fabiano Rodrigues de Aguiar, 24, foi assassinado com cerca de 15 tiros. O crime foi praticado na Rua F, no bairro Vila Velha.

A vítima, que tinha cumprido pena por tráfico de drogas e receptação, foi atacada por um homem que estava de bicicleta. Fabiano ainda tentou correr, mas foi alcançado pelo criminoso. A Polícia acredita que o homicida tenha utilizado dois revólveres.

Duplo

Na madrugada de domingo, na Praça da Prainha, em Aquiraz, Pedro Jorge Caetano dos Santos, 22, e a namorada dele, Ana Luíza de Oliveira Rodrigues, 18, foram assassinados a tiros, por um homem que estava brincando Carnaval usando uma máscara. O criminoso se aproximou do homem, encostou a pistola no pescoço e atirou duas vezes. A namorada tentou agir como escudo humano e acabou sofrendo um tiro na cabeça.

Padeiro é fuzilado na hora de assalto

O padeiro Luiz Camarto Ibiapina Morais, 39, foi assassinado, com quatro tiros, na última segunda-feira, durante assalto ao mercadinho localizado na esquina das ruas Gilberto Câmara e Visconde de Icó, no bairro Ellery. O crime foi praticado por dois homens ainda não identificados, sendo que um deles estava com o rosto coberto, conforme o depoimento de testemunhas do fato.

Segundo o proprietário do mercadinho, os bandidos invadiram o estabelecimento e o renderam, juntamente com Luiz Camarto, que chegou para entregar os pães. Por ser evangélico, o padeiro tentou convencer os bandidos a se arrependerem. Irritado com a pregação, um dos marginais atirou, matando o trabalhador na hora.

Fuga

Antes de atacar o mercadinho, os suspeitos passaram em outro estabelecimento comercial. Bateram na porta e perguntaram se o dono não ia abrir. Devido à resposta negativa, eles decidiram tentar assaltar o mercadinho. A imagem de um dos bandidos foi gravada pelas câmeras de segurança do comércio e já está em poder da Polícia Civil. A vítima levou dois tiros na cabeça, um no peito esquerdo e outro nas costas.

Pacatuba

O operador de máquinas, Anderson da Silva Gomes, 23, foi assassinado, a tiro, na madrugada de segunda-feira, no Conjunto Jereissati III, no Município de Pacatuba (RMF).

A autoria do crime ainda é desconhecida, entretanto a suspeita é que Anderson tenha sido vítima de latrocínio (roubo seguido de morte).

Morte misteriosa

Na manhã de ontem, populares encontraram um corpo do sexo masculino boiando na Lagoa da Maraponga. Policiais militares foram acionados, entretanto eles pediram ajuda dos inspetores da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), tendo em vista que a vítima apresentava uma lesão na testa, dando a entender que poderia não se tratar de um caso de afogamento.

O perito Antoniel Silva, da Coordenadoria de Criminalística (CC) da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) confirmou que a lesão foi provocada por um objeto contundente, porém a rigidez cadavérica e o inchaço do corpo não permitiram afirmar que o homem foi assassinado. "Só a necropsia dirá o que realmente provocou a morte desse cidadão", disse o perito.

´Território da Paz´

Um homem, com histórico policial de tráfico de drogas e crime de receptação, foi assassinado, a tiro, na tarde de ontem. O crime ocorreu na Rua 05 do bairro Canindezinho, no ´Território da Paz´, no Grande Bom Jardim.

Até a noite de ontem, o Serviço de Verificação de Óbito havia registrado outros crimes de morte que ocorreram nos bairros Jangurussu, Pajuçara, Tabapuazinho, Tancredo Neves, Pici, Planalto Ayrton Senna, Rosalina e no Município de Pentecoste.

Números

26 homicídios foram registrados no Ceará até o fim da noite de ontem. A maioria dos casos aconteceu na Capital cearense e na sua região metropolitana, segundo a Polícia

12 óbitos decorreram de acidentes de trânsito, sendo a maioria nas rodovias estaduais (CEs), onde até ontem, oito pessoas morreram. Nas BRs, foram duas mortes

Garoto de 10 anos é morto com facada pelo padrasto

Uma criança de apenas 10 anos de idade tornou-se uma das vítimas da violência doméstica durante o Carnaval. O menino Marcos Vieira Soares foi morto com um golpe de faca de mesa no tórax. O crime aconteceu na noite de sábado passado em uma residência localizada na Travessa Potengi, bairro Seminário, na cidade do Crato (504Km de Fortaleza). O autor do crime é o padrasto do garoto.

Segundo apurou a Polícia, o assassinato provavelmente ocorreu quando o autor do crime, identificado como Ednaldo Machado dos Santos, 33, o ´Ferrugem´, estaria espancando sua companheira, Antônia Vieira da Silva, mãe do menino.

Morte

O garoto Marcos saiu em defesa da mãe e acabou sendo esfaqueado. Ele ainda foi socorrido pela própria mãe e pelos vizinhos, mas morreu na Emergência do Hospital São Francisco.

O assassino fugiu, mas a Polícia Militar, sob comando do major Paulo Herman conseguiu prendê-lo, na manhã de domingo, no bairro Batateiras.

FERNANDO RIBEIRO/FERNANDO BARBOSA
EDITOR/REPÓRTER
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.