Sobral apresenta seu Plano de Educação a 50 municípios

Ao longo de dois dias, diversos temas ligados ao assunto são apresentados em um seminário

Escrito por Marcelino Júnior - Colaborador ,
Legenda: O prefeito Ivo Gomes falou sobre a "Educação pública de Sobral hoje e seus principais desafios", com o secretário de Educação, Herbert Lima
Foto: Foto: Marcelino Júnior

Sobral. O município de Caruaru, em Pernambuco, está na lista dos que têm os menores resultados entre os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Brasil, com 4.5 nas séries iniciais e 3.5 como resultado da avaliação dos anos finais; muito aquém da meta estipulada para o País até o ano 2021, que é de 6.0 de média.

Os desafios para mudar essa realidade são muitos para os 42 mil estudantes que compõem a rede municipal de ensino de Caruaru. Um dos passos dados neste ano pela Secretaria de Educação de lá foi observar de perto os resultados exitosos obtidos por outro município, localizado no Semiárido cearense. Daí, a participação no I Seminário Educar pra Valer, realizado em Sobral, ontem e hoje.

"O que é feito aqui, serve de grande vitrine para conhecermos de forma mais profunda como se deu esse processo de mudança, e como o Município enfrentou seus desafios por uma educação exemplar", afirma Rubenildo Moura, secretário de Educação de Caruaru.

Programa

O encontro, que conta com a participação de prefeitos e secretários de educação de 50 municípios brasileiros, abre a possibilidade de os gestores conhecerem detalhadamente a experiência do sistema educacional de Sobral, além de fazer parte de um programa instituído pela Associação Bem Comum, Organização Não Governamental (ONG) cearense parceira da Fundação Lemann, que trabalha com processos educativos.

O Programa Educar pra Valer foi implantado inicialmente em Cachoeiro do Sul (RS), Vitória (BA), Garanhuns (PE), Conde (PB) e Codó (MA), com um diagnóstico da situação de cada um, em seu modelo de gestão, tudo relacionado ao processo individual de alfabetização. "O Seminário ocorre após diversas etapas vivenciadas no programa piloto. Agora, caminhamos para a construção do Plano de Ação de cada município. O Seminário é o momento de compartilhar a experiência de Sobral para compreender melhor essa mudança, já que a temos como modelo", explica Veveu Arruda, coordenador do Programa.

Ampliação

"Na prática, o Educar pra Valer presta consultoria aos municípios que queiram mudar significativamente os índices de aprendizagem de seus alunos. E Sobral serve como prova de que a rede municipal de um lugar do Semiárido brasileiro é capaz de provocar esse diferencial", destaca Maurício Holanda, consultor do Programa.

Ao longo do Seminário, os participantes assinaram um termo de cooperação com os municípios de Sobral, Fortaleza e o Estado do Ceará. Em outubro, haverá uma chamada pública para a adesão de mais cinco estados, com a participação de cinco municípios de cada um.

Temáticas

Os trabalhos foram abertos pelo ex-governador Cid Gomes, que apresentou a palestra "A liderança do prefeito na implantação de uma nova política educacional"; seguido da vice-governadora Izolda Cela, que abordou "As medidas de gestão que mudaram a política educacional de Sobral". O prefeito Ivo Gomes falou sobre a "Educação pública de Sobral hoje e seus principais desafios", juntamente com o secretário da Educação do Município, Herbert Lima.

"Por meio desse acompanhamento técnico, nosso modelo será vivenciado por outros municípios brasileiros para que elevem ainda mais seus índices de qualidade educacional, assim como temos feito nesses últimos dois anos", afirma o secretário.

Programação

Secretários

9h30 - Solenidade de assinatura dos termos de cooperação técnica

11h - Apresentação da Casa de Avaliação e da Escola de Formação

13h20 - Visita à Escola de Formação e à Casa de Avaliação

14h40 - Visita à duas escolas e conversa com diretores

Prefeitos

9h30 - Solenidade de assinatura dos termos de cooperação técnica

11h - Apresentação da Casa de Avaliação e da Escola de Formação

13h20 - Visita cultural: Planetário, VLT, Arco, Pinacoteca, Theatro São João, Escola de Música Maestro José Wilson Brasil, Casa da Cultura, Lab. De Ciências do Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão

14h40 - Visita à duas escolas e conversa com diretores