Senar comemora 25 anos com cursos

Escrito por Redação ,

Quixadá. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Regional do Ceará, comemora, hoje, 25 anos de atividades. Para marcar a data, haverá sessão especial na Assembleia Legislativa, no dia 23, às 14h. A iniciativa partiu do deputado estadual Carlos Matos (PSDB). No dia seguinte (24), será realizada reunião especial do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense (Agropacto), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), da qual o Senar-CE é um braço educativo, quando será feita uma retrospectiva.

O Senar-CE foi criado para desenvolver ações de formação profissional rural e atividades de promoção social, voltadas às pessoas do meio rural. Iniciou suas atividades com 15 ações, e hoje realiza mais de mil ações anuais. Ao longo desses 25 anos, contabiliza 403.437 produtores atendidos, a quem foram ofertados gratuitamente 21.215 cursos de capacitação, com 877.326 horas/aulas ministradas.

Os cursos de Promoção Social tiveram início em 1996 e hoje representam 30%. Possui 103 instrutores e oito supervisores de campo. Também disponibiliza cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e de atividades de Promoção Social (PS) com uma oferta de 98 tipos de ações e ainda 11 programas especiais, dentre os quais destacam-se: Empreendedor Rural, Sertão Empreendedor, Negócio Certo Rural (NCR), Sindicato Forte, Competitividade e Sustentabilidade da Atividade Leiteira. Em 2015, implantou o Ensino Técnico, por meio de quatro Polos Presenciais da Rede e-Tec.