Projeto debate identidade cultural

Escrito por Redação ,
Oficinas são realizadas especialmente com estudantes para formar cultura de preservação patrimonial

Tauá. Disseminar a cultura e os valores da região. Esses são os principais objetivos da Fundação Bernardo Feitosa, com sede neste município, que vem executando o projeto "Inhamuns: Identidade e Preservação Patrimonial". A iniciativa visa, ainda, formar especialmente professores, mas também se volta para outros grupos e lideranças comunitárias como artesãos, radialistas, profissionais de cultura e de educação e principalmente estudantes, no sentido de cedo se formar uma consciência identificada com os valores regionais.

Com a presença de jovens estudantes das escolas municipais, as primeiras oficinas foram ministradas na sede de Tauá e no distrito de Marrecas FOTO: CARLOS RENÊ

A meta é mesclar o conhecimento de diferentes grupos e pessoas, no resgate da memória dos antepassados, seus valores culturais, éticos e sociais, entre outros. Para a execução do projeto, a Fundação Bernardo Feitosa conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, Prefeitura Municipal de Tauá e Coelce, através do IV Mecenas.

Sob a responsabilidade do corpo técnico da Fundação Bernardo Feitosa, com a coordenação das professoras Olga Paiva e Salete Vale, a aplicação das oficinas terão a duração de 10 meses, culminando com um seminário quando será apresentado o resultado final de todo o trabalho desenvolvido nos três municípios.

Metodologia

Segundo Olga Paiva, a iniciativa surgiu da necessidade de se trabalhar medidas de conscientização da importância do Patrimônio Cultural, na formação de agentes multiplicadores no seio da sociedade.

A professora disse que a metodologia do projeto "Inhamuns: Identidade e Preservação Patrimonial" tem como intuito fortalecer a relação das pessoas envolvidas direta ou indiretamente, por meio de suas heranças culturais, trazendo à percepção de cada um a responsabilidade comunitária pela valorização e preservação dos patrimônios culturais material e imaterial.

Oficinas

De acordo com Olga, o patrimônio cultural pode ser encontrado em formas de criações científicas, expressões artísticas, inventos tecnológicos, objetos, documentos, edificações, conjuntos urbanos, sítios de valor, bem como achados arqueológicos, paleontológicos, ecológicos e científicos.

A presidente da Fundação Dolores Feitosa (1ª à direita) e toda a equipe da instituição que tem como meta preservar a memória regional

 As primeiras oficinas foram ministradas na cidade de Tauá e no distrito de Marrecas. O projeto será levado para as localidades da zona rural do município: Bom Jesus, Barra Nova, Santo Antônio das Carrapateiras, Santa Teresa, Trici e Marruás. As oficinas do projeto também serão ministradas nas cidades de Parambu e Arneiroz, tendo cada etapa a duração de três dias.

"O público das oficinas tem sido bem diversificado, além dos professores e grupos específicos, contamos com a presença de jovens estudantes, universitários, agricultores, que por meio do trabalho de animação sócio cultural são sensibilizados a identificar na prática, objetos ou tudo aquilo que eles considerem que tenham um valor histórico cultural." Destaca a professora Olga Paiva. Segundo a professora, os objetos identificados durante os três dias de discussões nas oficinas, são catalogada para realização de uma exposição aberta a toda comunidade onde o projeto foi aplicado.

Resgate

"No distrito de Marrecas, após a realização da oficina, a exposição foi feita na abertura dos festejos de Jesus, Maria e José, que neste ano completa 300 anos, sendo os padroeiros de uma Igreja datada do século XVIII".

A Fundação Bernardo Feitosa, com 21 anos de existência, atua principalmente na região dos Inhamuns, tendo como principal missão resgatar e preservar a memória do patrimônio cultural como fonte para o conhecimento histórico. Com o passar do tempo, a entidade passou a ser uma referência de estudos e da preservação de valores culturais não apenas de Tauá, mas de toda a região dos Inhamuns.

Segundo a presidente da fundação, Dolores Feitosa, a entidade foi criada originalmente com o intuito de manter o museu regional dos Inhamuns, mas logo ampliou todo o seu campo de pesquisa e ação.

"Vemos hoje que as pessoas estão muito desagregadas, os vizinhos, as famílias, por isso nosso trabalho busca também elevar a autoestima das pessoas e agrupá-las em torno de sua própria identidade histórica; nossa região conta com uma riqueza histórica imensa por ser uma das mais antigas do estado do Ceará. Buscamos a preservação patrimonial não como um fim em si mesmo, mas cada vez mais com uma preocupação com as pessoas e com a qualidade de interação entre patrimônio e sociedade". Relata Dolores.

"A fundação agrupa pessoas interessadas no desenvolvimento cultural da nossa região, que conta com uma riqueza histórica imensa por ser uma das mais antigas do estado do Ceará; buscamos a preservação patrimonial não como um fim em si mesmo, mas cada vez mais com uma preocupação com as pessoas e com a qualidade de interação entre patrimônio e sociedade", afirmou Dolores.

Mais informações

Fundação Bernardo Feitosa
Município de Tauá
Sertão dos Inhamuns
Telefone: (88) 3437.2115
www.fbfeitosa.org

CARLOS RENÊ
COLABORADOR