Pacoti homenageia centenário do padre Kiliano

Escrito por Redação ,

Pacoti. Para lembrar o centenário de nascimento do missionário salvatoriano padre Kiliano Mitnacht, falecido em 13 de fevereiro de 1995, a paróquia da cidade de Pacoti, à frente o padre João Mascarenhas Valério, organizou eventos religiosos que revelam as transformações sócio-culturais promovidas pelo padre alemão que viveu por mais de 50 anos no município, onde está enterrado no mausoléu que fica dentro da Igreja Matriz.

Diversas atividades foram realizadas para lembrar as iniciativas do sacerdote. No colégio Imaculada Conceição, aconteceu a "Exposição Padre Kiliano", onde houve mostra de objetos pessoais como fotos, cartas, registros documentais, dentre outros

Diversas atividades foram realizadas desde a semana passada para lembrar as suas iniciativas pastorais. No Colégio Imaculada Conceição, aconteceu a "Exposição Padre Kiliano", onde houve mostra de objetos pessoais do sacerdote: fotos, cartas, registros documentais, vídeos, dentre outros.

No último domingo, foi celebrada missa na Igreja Matriz com a participação de sacerdotes, presidida por dom Plínio Luz. Participaram religiosos, parentes e amigos do padre homenageado, além da presença de centenas de munícipes.

Padre Kiliano construiu uma história de amizade com a população. "Ele não entrou simplesmente para a história. Ele fez história". É dessa maneira que o pesquisador e professor, Levi Jucá, define a trajetória do missionário. Ele influenciou as políticas sociais da cidade, conseguiu recursos para construção de casas populares para população carente, estreitou o espaço entre o legislativo e a população.

Religiosidade

No campo artístico, também há realizações significativas como intervenções arquitetônicas na Igreja e a criação de capelas em diversas localidades do município, criou entidades organizacionais e instituições que compuseram com brilho a história da religiosidade em Pacoti.

"A celebração do centenário de padre Kiliano tem como finalidade publicar o reconhecimento do povo de Pacoti por sua preciosa contribuição para a Igreja local, para a Igreja no Brasil e na América Latina. Como cristãos, fazemos memória do padre que, por muitas décadas brilhou entre nós como zeloso pastor", explicou o padre João Mascarenhas, pároco de Pacoti. Para a missionária alemã, Marianne Grave, amiga do padre, da cidade de Lengfeld, na Alemanha, "padre Fridolin Mitchinat (Kiliano) teve mais de cinco décadas de serviços religiosos e sociais prestados à Pacoti".

"Sua trajetória de vida nos ensinou que, mesmo à distância, podemos ser solidários e irmãos, independente de interesses pessoais. Por isso, estamos auxiliando as comunidades de Pacoti e ajudamos a construir em 2010, a Associação Solidária Padre Kiliano (Aspek), que tem como presidente o padre Maurício Lopes. Trabalhamos para manter viva e acesa, essa chama, essa luz, deixada pelo abnegado e conterrâneo Kiliano", disse.

Educação

Como pároco, construiu muitas capelas nas localidades de Areias, Caititu, Macapá, Bonfim, Oiticica, Pombas, Rolador, Gameleira, Salgado e Umarizeiras no Sertão. Construiu várias escolas nos distritos de Pombas, Oiticica, Serra Verde, Santa Quitéria, Caititu de Baixo, e colocou à disposição do município, formando em toda parte, Comunidades Eclesiais e dando-lhes assistência. Além do novo Seminário, construído em 1957, o vigário ampliou a maternidade do município, transformando-a em hospital, que ele mesmo dirigiu por vários anos.

Também construiu um posto de saúde na localidade de Campos Belos, distrito do município de Caridade. Todas essas últimas construções foram realizadas com donativo particular.

"Padre Kiliano ajudou muito ao povo de Pacoti. Era um benfeitor, honesto e durão. Não aceitava nada errado. Cobrava muito das gestões administrativas do município em prol das comunidades carentes", afirmou Odete Cruz, amiga do padre e uma das primeiras presidentes de associações criadas pelo missionário.

Kiliano também foi lembrado pelos artistas e profissionais ligados à cultura do município. O sacerdote chegou ao Pacoti em 2 de outubro de 1942 para assumir, inicialmente, a capelania do Colégio Maria lmaculada das lrmãs de Caridade.

Ele também formou e dirigiu o Colégio São Luiz, até 1959, quando foi eleito provincial dos padres salvatorianos no Brasil.

CHAGAS NETO
COLABORADOR

Mais informações:

Paróquia Nossa Senhorada
Conceição- Praça da Matriz,S/N
Pacoti
Telefone:(85)33251120
Pe. Mascarenhas 8799.9567