Pacatuba inaugura banco comunitário

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
Além do acesso ao crédito, a iniciativa destaca-se pelo sistema de moeda social circulante local - a Paca

Pacatuba. Este Município inaugura, hoje, às 17 horas, seu primeiro Banco Comunitário: o Pacatubanco. Com apoio do Instituto Palmas (idealizador desse sistema no País), Governo do Estado e recursos do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop) - R$ 30 mil -, a entidade será instalada na subprefeitura do Conjunto Jereissati II. Segundo o prefeito Zezinho Cavalcante, a proposta é oferecer microcrédito produtivo para pessoas de baixa renda, incluindo os beneficiários do Bolsa Família. "Toda a estrutura foi disponibilizada pela Prefeitura, que também remunera os funcionários do banco", informa Zezinho.

Conforme o controlador executivo do Município, Renato Célio Rodrigues, além do acesso ao crédito para a produção e o consumo na região, a iniciativa destaca-se pelo sistema de moeda social circulante local - a Paca -, e por ser correspondente da Caixa Econômica Federal, o que permite o acesso a outros serviços financeiros, como pagamentos. "Essas movimentações geram oportunidade de trabalho, renda e desenvolvimento para a comunidade".

Segundo o coordenador geral do Instituto Palmas, Joaquim Melo, Pacatuba é o 10º Município cearense que recebe esse tipo de entidade este ano. Na lista estão Chorozinho, Cascavel, Caucaia, Acaraú, Quixadá, Mauriti, Itaitinga, Itatira e Acarape. "E, até o fim de 2011, serão instalados mais cinco bancos aqui. A previsão é que em 2014 todos as cidades cearenses tenham um banco comunitário, atingindo cerca de 500 mil trabalhadores de baixa renda no Estado", diz ele.

O coordenador do projeto de instalação do Pacatubanco, Beraldo Faustino, acredita que cerca de 30 mil pessoas serão beneficiadas em Pacatuba. "A moeda vai circular em todo o Município". Explica que para abrir a conta, o interessado faz um cadastro inicial e depois recebe a visita do agente de crédito. "Quem dá o aval é a própria comunidade", diz o secretário de Desenvolvimento Econômico, Roberto Feijó. Para realizar a avaliação, a sociedade civil local possui um conselho comunitário de desenvolvimento.

FIQUE POR DENTRO
Instalados

Atualmente, há 32 bancos comunitários instalados no Ceará. Ao todo, o País possui 56 bancos comunitários e mais 40 serão instalados até dezembro, de acordo com dados Instituto Palmas. Segundo o Instituto, para instalar um banco comunitário em um município, a Prefeitura faz a solicitação ao instituto, que realiza o estudo "Mapa da Produção e do Consumo".

Mais informações:
Prefeitura de Pacatuba
Rua Josué Mateus Figueiredo, 293 - Centro - Cep: 61800-000
Telefone: (86) 3345.2310