Sem registro de chuvas no Ceará nas últimas 24 horas

Apesar da falta de registro, há informações de que choveu em poucas localidades da região Norte

Escrito por Redação ,

Até o presente momento, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) não registrou nenhuma chuva das sete horas da última quinta-feira até sete horas de hoje. Entretanto, o meteorologista Raul Fritz garante que choveu em poucos locais, como no litoral Norte.

"É que alguns pluviômetros ficam situados em reparticões públicas que não funcionam hoje. Esses dados devem ser encaminhados mais tarde ou em outro dia. Voluntários que prestam o serviço de monitoramento em áreas rurais também às vezes atrasam nos feriados", diz Raul.

Apesar disso, Raul destaca a seriedade com que os dados são coletados e avaliados. "As informações são repassadas por um telefone 0800. Imediatamente são colocadas no sistema. Quando há desconfiança dos valores, pedimos aos voluntários que fiquem atentos. Certa vez, descobrimos que, em determinado local, um adolescente, por brincadeira, estava jogando água dentro do pluviômetro. Fizemos o alerta e essa ação foi descoberta. Os números distorcidos por essa ação foram desconsiderados".

O zelo com que analisa os números, aliás, se traduz nas previsões da Funceme, todas acertadas até aqui em 2015. A Fundação previu chuvas abaixo da média histórica para a quadra chuvosa  (de fevereiro a maio). Restam trinta dias para o fim desse período. Mesmo que em maio as precipitações superem todas as expectativas, a média histórica dificilmente será atingida.


Em relação às poucas chuvas das últimas 24 horas, a Funceme explica que o fato ocorreu por causa da "pouca nebulosidade nas regiões cearenses, devido a atuação da alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens".

Previsão

Para o restante do dia, "céu com nebulosidade variável e com eventos de chuvas isoladas no norte. No centro, possibilidade de chuvas isoladas. No sul do estado, céu parcialmente nublado". Para amanhã, "céu com nebulosidade variável e com eventos de chuvas nas regiões cearenses".

A previsão para este domingo é de "céu com nebulosidade variável e com eventos de chuvas nas regiões cearenses".