Região Centro-Sul tem cenário favorável para receber chuvas nesta terça-feira, diz Funceme

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que influencia para as chuvas segue longe do Ceará

Escrito por Redação ,
Legenda: Precipitações podem atingir a Região do Cariri
Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

Após o fim de semana de chuvas escassas no Ceará, conforme apontou a previsão do tempo elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a partir desta terça-feira (14), áreas do Centro-Sul do Estado devem apresentar melhores condições.

De acordo com a Funceme, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue mais ao Norte da Região Nordeste e próximo aos estados do Maranhão e do Pará. Esse posicionameto, dificulta a formação de chuvas sobre o Ceará. Além disto, o perfil de umidade sobre, praticamente todo o território do estado, encontra-se seco.

A previsão para esta segunda é de possibilidade de chuva no Litoral Norte e na Serra de Ibiapaba. Nas demais áreas, nebulosidade variável. Já para esta terça, a indicações dos meteorologistas da Funceme é de nebulosidade variável com chuva isolada no Centro-Sul do Estado e possibilidade nas demais.

O cenário de melhoria previsto para amanhã se dá pelo deslocamento de um Cavado de Altos Níveis (CAN), que encontra-se sobre uma área entre o oceano e o leste da Bahia. Os modelos apontam que a borda dele ficará mais próximo ao Ceará, podendo proporcionar precipitações para o centro-sul, incluindo a macrorregião do Cariri.

7 maiores chuvas por posto no dia:
(7 postos com chuva de 45 informados)

  1. Chaval (Posto: Chaval) : 19.0 mm
  2. Independência (Posto: Desejo) : 10.0 mm
  3. Pacatuba (Posto: Escola Prof Luiza Teodoro) : 5.8 mm
  4. Itaitinga (Posto: Seman) : 3.1 mm
  5. Ararendá (Posto: Ararenda) : 3.0 mm
  6. Maracanaú (Posto: Parque São João) : 0.6 mm
  7. Maracanaú (Posto: Museu Rodolfo Teofilo) : 0.2 mm
Assuntos Relacionados