Previsão de poucas chuvas nos próximos dias

O panorama preocupante do pequenos número de municípios com registro de chuvas nas últimas 48 horas deve se repetir nos próximos dias. Chuvas só devem voltar a cair durante o final de semana

Escrito por Redação ,

Atualizada às 11h10

Pelo segundo dia seguido, o quadro de chuvas no Estado divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) se mostra desanimador. Apenas 11 dos 184 municípios do Estado, conforme atualização do site da Funceme, registraram precipitações nas últimas 24 horas (das 11h de segunda às 11h desta terça): Barroquinha, Chaval, Russas, Morada Nova, Palmácia, Quixadá, Limoeiro do Norte, Pacoti, Mucambo e Carnaubal.

Para o metereologista David Serrano as variações dentro do período chuvoso são naturais. "A semana será de poucas chuvas, mas no fim de semana a situação deve melhorar. A expectativa é que, com a aproximação do fim de semana, volte a chover de forma significativa no Estado", comentou o meterologista da Funceme.

As precipitações devem começar a ser menos frequentes a partir do mês de abril. "Existe uma tendência de redução da média mensal de chuvas a partir do mês de abril, em especial nas regiões centrais e no sul do Estado do Ceará", declarou o Serrano.

Previsão

A Funceme explica que o fato acontece por causa da "reduzida nebulosidade em grande parte do Ceará. Maior nebulosidade no nordeste (parte da região Jaguaribana)". Para o restante do dia, teremos "céu com nebulosidade variável e com eventos de chuvas isoladas no norte. No centro e sul, parcialmente nublado".

Para amanhã, "céu com nebulosidade variável e com eventos de chuvas no norte. No centro, possibilidade de chuva isolada. No sul, céu parcialmente nublado". Nesta quinta-feira, teremos, conforme a previsão, "chuvas isoladas no centro-norte do estado. Céu parcialmente nublado no restante do Ceará".

Municípios com chuvas nas últimas 24h:

Barroquinha: 18.4 mm

Chaval: 12.0 mm
 
Russas: 10.3 mm
 
Quixeré: 9.0 mm
 
Palmácia: 7.2 mm
 
Morada Nova: 7.2 mm
 
Limoeiro do Norte: 7.2 mm
 
Palmácia: 4.4 mm
 
Quixadá: 4.2 mm